Oito em cada dez diretores financeiros posicionam a identificação e segmentação de novas oportunidades de criação de valor para a empresa entre as suas principais responsabilidades. O número foi apurado num estudo recente da Accenture, sobre o papel do CFO – Chief Financial Officers nas organizações («The CFO Reimagined: From Driving Value to Building the Digital Enterprise»).
A pesquisa evidencia uma profunda transformação no papel desempenhado por estes profissionais nas organizações, que se restringe cada vez menos ao controlo dos números e se assume cada vez mais relevante na orientação estratégica de investimentos digitais e na gestão dos seus resultados para a operação.
Enquanto “guardiões” da saúde financeira da empresa e responsáveis pela permanente análise de risco, ficou claro desde cedo que teriam um papel central na aposta digital das empresas. Faltava perceber como se materializaria e que impacto teria na capacidade de inovar de forma disruptiva na organização.
No terreno verifica-se que a capacidade de olhar para o negócio de forma holística destes profissionais, e de identificar oportunidades de geração de valor nesse contexto, está a ser potenciada pela digitalização dos processos de negócio mais tradicionais, de contabilidade, controlo e compliance.
O diretor financeiro reinventado
Esta transformação tem permitido automatizar tarefas, desempenhando-as de forma mais ágil, abrindo o acesso a mais e melhor informação de apoio à tomada de decisões e deixando tempo e know-how ao diretor financeiro para se dedicar a atividades mais desafiantes, sugerir novos caminhos e ter uma intervenção ativa no modelo de negócio.
O papel do diretor financeiro na estratégia digital da empresa ficou reforçado e em muitas empresas esta não é apenas uma das áreas que mais beneficia da transformação de processos de negócios. Converteu-se na área que está a liderar essa transformação e a levá-la a outros departamentos, enquadrando-a como uma oportunidade real para gerir melhor os recursos existentes.
Nas empresas observadas no estudo da Accenture, o diretor financeiro chama cada vez mais a si a liderança da estratégia digital e a monitorização dos resultados efetivamente alcançados.
Três quartos destes profissionais assumem como competência sua a condução da transformação operacional da organização, direcionando esforços para melhorar o desempenho, através da utilização de ferramentas digitais. A mesma percentagem está a explorar formas de usar estas tecnologias em benefício de toda a organização, alterando modelos de negócio e gerando novos fluxos de receita.
O futuro vai trazer mais desafios

No leque de atributos de um diretor financeiro reinventado pelos desafios da transformação digital do negócio, identificam-se um conjunto de novas funções, como o planeamento estratégico, consultoria e análise.
Estas funções tendem a ganhar espaço à medida que a estratégia digital for penetrando nos processos, eliminando funções rotineiras e gerando cada vez mais dados relevantes para fundamentar decisões.
A pesquisa da Accenture revela que 34% das tarefas financeiras são executadas já hoje de forma automatizada. Em 2021 essa percentagem terá subido para os 45%.
Potenciar esta oportunidade e contaminar cada vez mais outras áreas de negócio, reinventar formas de abordar o mercado, fazer coach à equipa e desbloquear novos fluxos de receita é um desafio do presente, para quem pretende alcançar resultados num futuro próximo.
Está pronto para o desafio?
Muitos diretores financeiros já estão a abraçá-lo e a converter a oportunidade em resultados concretos na sua e noutras áreas de negócio, construindo pontes, tomando a iniciativa e desempenhando um papel fundamental na estratégia digital das suas empresas.
Trabalhar a familiaridade com as tecnologias disruptivas que estão a potenciar uma nova visão do negócio e uma agilidade ímpar de tarefas, como a analítica e a inteligência artificial, estão entre as recomendações dos especialistas para iluminar um caminho cheio de novos desafios e oportunidades.
Conte com a INOVFLOW para identificar outras recomendações importantes e traçar um rumo seguro para integrar todo o negócio na estratégia digital da empresa. Colocando a tecnologia ao serviço do negócio, ganha tempo para o que é realmente relevante. Atualmente qual a percentagem de tempo que dedica à parte mais administrativa e à parte mais estratégica? Está na hora de também na sua empresa, o diretor financeiro assumir um papel transformador e é aqui que entra a INOVFLOW – dando-lhe as ferramentas certas e os insights valiosos que vão permitir dar efetivamente o melhor de si.
Entretanto, subscreva a nossa newsletter para ficar a par de todas as novidades e não perder nenhum artigo do blog da INOVFLOW!

Pedro Barroso
Administrative and Financial Manager
INOVFLOW
Comments are closed.