O programa Erasmus+ tem como objectivo contribuir para a Estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego e a equidade e a inclusão sociais, bem como para o quadro estratégico da UE em matéria de educação e formação EF2020. Além disso, visa promover o desenvolvimento sustentável dos seus parceiros no domínio do ensino superior e contribuir para a realização dos objectivos da Estratégia da UE para a Juventude.
O Erasmus+ oferece a pessoas de todas as idades a possibilidade de se desenvolverem e partilharem conhecimentos e experiências, no quadro de instituições e organizações de diferentes países. Por sua vez, a ProAtlântico – Associação Juvenil, sediada no concelho de Oeiras, enquanto organização promotora de estágios ao abrigo do programa ERASMUS+, contactou a INOVFLOW no sentido de promover um destes estes estágios na empresa.
Tanto a INOVFLOW como o programa ERASMUS+ defendem, nomeadamente, as seguintes questões:
– Redução do desemprego, especialmente entre os jovens;
– Promoção da educação de adultos, especialmente no que se refere à aquisição de novas competências e de competências exigidas pelo mercado de trabalho;
– Promoção da participação dos jovens na democracia europeia;
– Apoio à inovação, à cooperação e à realização de reformas;
– Redução do abandono escolar;
– Promoção da mobilidade e da cooperação com países parceiros da UE.
Neste sentido, o estagiário ao abrigo deste programa que a INOVFLOW recebeu foi Christian Infantes, na área de IT e o seu orientador de estágio, Bruno Monteiro (IT Manager).
Christian, 19 anos e natural de Andalucia (Espanha) estudou Sistemas Microinformáticos e Redes no IES Delgado Hernandez e decidiu abraçar a oportunidade de estagiar em Portugal durante 3 meses de modo a evoluir em termos profissionais e também a praticar o seu português e inglês.
Bruno Monteiro, orientador de estágio defende que a criação de actividades de cooperação com os estagiários bem como a troca de experiências, tem um impacto bastante positivo no desenvolvimento profissional, tanto do estagiário como da empresa que o recebe.
Comments are closed.