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HomeArtigos IT e Infraestruturas Reduza custos com o Outsourcing de TI

Reduza custos com o Outsourcing de TI

REDUZA CUSTOS COM O OUTSOURCING DE TI

6 de Setembro, 2019 By inovflow Comments are Off backup, capital humano, comunicação digital, digital transformation, disaster, eBook gratuito cibersegurança, firewall, it, IT Channel, outsourcing, outsourcing de ti, papel do it, recovery, segurança it, sophos, sophos gold partner., SOPHOS Intercept X, Synchronized Security of the Year, TI, transformação digital

O outsourcing dos serviços de tecnologias da informação (TI) é ainda visto por muitos como um risco. Mas a verdade é que se trata de uma opção estratégica que promove ganhos de eficiência que muitas empresas desconhecem.


» O que é outsourcing em TI?

O outsourcing de TI é recorrer à terceirização das operações de um determinado setor TI ficando assim a responsabilidade a cargo de um parceiro tecnológico. O outsourcing de TI é geralmente direcionado à gestão de ativos, o suporte a usuários, o “aluguer” de computadores ou a troca de equipamentos. Outros exemplos de outsourcing em TI incluem a gestão de servidores, segurança da informação, operações de um data center, manutenção e desenvolvimento de aplicações, recuperação de desastres e a gestão das operações de rede.


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» Quais são os tipos de outsourcing de TI?


Hoje em dia, existem três modelos de outsourcing de TI que, se aplicados da forma adequada, são capazes de atingir bons resultados:


1 – Offshore:

Neste cenário, a empresa contrata um parceiro localizado noutro país para executar as atividades de outsourcing de TI. Porém, diferenças regionais e culturais podem trazer dificuldades para a implementação do modelo.


2 – Onshore:

No outsourcing de TI onshore, a empresa contrata um parceiro que atua no país de origem da empresa. Apesar dos custos, em geral, mais altos, este modelo tem menos barreiras culturais e linguísticas. Desta forma, a integração ocorre com mais agilidade e segurança.


3 – Nearshore:

Neste modelo, a empresa contrata os serviços de um parceiro localizado nas proximidades. Desta forma, problemas relacionados ao fuso horário e diferenças culturais deixam de existir. Ao mesmo tempo, o negócio pode sair beneficiado com uma redução de custos.

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» Porquê recorrer ao outsourcing em TI?


1 – Redução dos custos operacionais:

Apenas se paga o número de profissionais necessários no determinado período. E também, por exemplo quando a tecnologia fica ultrapassada, a empresa responsável pelo outsourcing de material informático, pode substituir os equipamentos;


2 – Maior flexibilidade:

Neste modelo de contratação, o quantitativo de prestadores de uma equipa pode ser alterado a qualquer momento. O tipo de especialista que auxiliará o negócio também pode ser trocado livremente, favorecendo o posicionamento estratégico das empresas que contratam o outsourcing;


3 – Se um projeto de TI:

For executado com o objetivo de migrar para a cloud, por exemplo, as equipas outsourcing podem ser alteradas para profissionais com foco em gestão e execução de projetos. Por outro lado, caso seja necessário alterar as rotinas e mudar o foco para outro ponto da gestão de TI, como a segurança digital, a equipa será adequada num curto prazo. Desta forma, a empresa garante que a sua equipa esteja sempre alinhada às demandas do mercado e à carga de trabalho interna;


4 – Otimização de processos:

O outsourcing de TI permite que o negócio contrate apenas profissionais especializados nas diversas áreas da tecnologia, gerando assim uma grande mais-valia de qualidade para o dia a dia da empresa, aumentando o desempenho individual de cada serviço, contemplado pelo outsourcing de TI;


5 – Os processos de suporte:

Por exemplo, serão geridos por pessoas com maior capacidade de rastrear a origem das falhas. Já as atividades de manutenção serão executadas por uma equipa de profissionais capacitados para manter todos os dispositivos com o mais alto desempenho;


6 – Foco no core business do setor:

O outsourcing de TI permite a redução do tempo gasto com problemas internos. A sua equipa principal está focada nas atividades mais urgentes, enquanto as tarefas de menor importância são delegadas ao parceiro tecnológico.

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» Como implementar um modelo de outsourcing na sua empresa?


Os processos típicos de outsourcing devem ser assumidos pela gestão de topo que, depois poderão entregar a sua execução a uma equipa interna. Como se trata de uma ferramenta estratégica é importante que o topo da empresa seja envolvido nas decisões.


1 – Identificação de oportunidades:

Definição clara da estratégia da organização e identificação das suas fontes de vantagem competitiva, em particular, na identificação e distinção entre os processos críticos – cujo desempenho deve ser assegurado pela própria organização – e os que não são vitais para o seus sucesso. Identificadas as competências-chave da empresa, ou seja, aquilo que sabe fazer melhor do que qualquer outra no mercado, virtualmente todas as outras atividades se constituem candidatas à subcontratação;


2 – Avaliação de oportunidades:

Compreende os seguintes passos: análise das oportunidades geradas no passo anterior, avaliação da qualidade e da relação custo versus benefício relativa ao modo como as atividades são efetuadas atualmente, descrição exaustiva do serviço pretendido e do nível de desempenho desejado, definição de padrões de desempenho e instrumentos para a sua medição, fixação clara dos objetivos prosseguidos com a subcontratação e, por fim, comparação das expectativas no cenário de outsourcing em relação às do cenário atual;


3 – Seleção do parceiro tecnológico:

Inclui a identificação dos potenciais subcontratados. Segue-se a determinação da extensão do controlo e do tipo de relacionamento com o parceiro tecnológico. Depois haverá que definir os requisitos e os critérios com base nos quais será tomada a decisão. É sempre importante tentar avaliar as necessidades gerais e constantes para que todo o parque informático da sua empresa fique protegido: Computadores/Equipamentos, Software, Servidores, Periféricos, Rede, Sistemas de Backup e Segurança, é por isto essencial, serviços que lhe permitem retirar o máximo valor da tecnologia com a mínima preocupação. Segue-se a avaliação de propostas e, obviamente, a escolha do parceiro tecnológico “vencedor”;


4 – Processo de transição:

Compreende a elaboração do respetivo plano e calendarização de atividades. Nesta fase há igualmente de definir todos os detalhes relativos ao período de transição dos processos face ao novo cenário do outsourcing e a sua integração com os restantes processos existentes na empresa;


5 – Acompanhamento e evolução do desempenho:

Aferição do nível de desempenho do parceiro de outsourcing e, caso existam desvios significativos entre a performance esperada e a real, a implementação de medidas corretivas. Nesta última fase procura-se atingir o objetivo da melhoria contínua dos processos da empresa/organização

O outsourcing de TI, entre outras coisas, permite a transferência do risco inerente às tarefas de instalação, suporte, gestão e atualização do parque informático para o parceiro tecnológico. E graças a tal, permite assim uma possível abordagem flexível e modular, consolidação de informação dos recursos de TI e consequentemente a facilitação na identificação de problemas. O controlo de custos inerente à contratação de parceiros tecnológicos (o outsourcing) permite canalizar orçamento para outros projetos.

A centralização das soluções tecnológicas num único parceiro tecnológico com uma visão macro da infraestrutura de TI vai aumentar a fiabilidade, a produtividade, a segurança, a disponibilidade da informação e a qualidade do serviço.


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Duarte Silva

IT Business Manager
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