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HomeArtigos Marketing A importância e os benefícios da automação do marketing na sua empresa

A importância e os benefícios da automação do marketing na sua empresa

A importância e os benefícios da automação do marketing na sua empresa

17 de Fevereiro, 2020 By inovflow Comments are Off automação marketing

Para compreender a automação do marketing é preciso termos em conta que além de vender, é importante manter um relacionamento com os clientes.

Esta relação é fomentada através de conteúdos relevantes e adequados a cada fase do processo de relação com o cliente.

O objetivo principal da automação do marketing é precisamente iniciar e manter essa relação com os clientes de forma ágil e eficiente, acompanhando e “alimentando” o lead com as informações de que precisa.

Emails, redes sociais, blogs, websites… O que têm comum? Todos precisam de gestão, planeamento e uma constante atualização!

A automação do marketing procura otimizar estes processos para que se possa ganhar tempo para criar mais ações e gerar leads que se traduzem em clientes.

Além disso, automatizar o marketing permite unificar o email marketing, a geração e a nutrição de leads qualificados e preparados.

A implementação de uma ferramenta de automação de marketing ajudará a sua equipa de marketing a estabelecer prioridades e a executar tarefas importantes de forma organizada e eficiente.


Do planeamento à automação

Automatizar a comunicação entre a empresa e os clientes pode parecer fácil, mas exige uma base estratégica bem definida.

É particularmente importante rever este plano antes de começar a automatizar.

Tendo por base uma boa estratégia de marketing e objetivos claros traçados, a automação do marketing será mais do que uma simples ferramenta.


Automação de Marketing vs Email Marketing

O email marketing, como ferramenta isolada, carece de poder sobre os seus clientes.

Embora existam sistemas de disparo em massa de emails, estes não servem de nada se a sua empresa não souber personalizar o conteúdo para cada uma dessas pessoas, analisar a performance de cada envio e agir em cima destes resultados.

Com a automação do marketing, acompanhar os seus leads torna-se mais fácil, bem como perceber quais as campanhas que tiveram mais sucesso ou quais os emails mais visualizados.

No fundo, consegue-se dados sobre o comportamento mais comum e utilizá-los para obter resultados mais precisos.


Automação de marketing vs CRM

Está claro que uma boa parte da automação de marketing tem a ver com o relacionamento com o cliente.

No entanto, a diferença entre o CRM (Customer Relationship Management) e a automação de marketing está no foco.

O foco do CRM está orientado para a venda, enquanto que o foco da automação está na nutrição de um lead para que futuramente, se torne numa venda.

Com o CRM e a automação de marketing lado a lado, os leads chegam mais nutridos até o fundo do funil de vendas e a hipótese do envio de mensagens duplicadas é reduzida.

Quando o fluxo de automação de marketing corre bem, o relacionamento com os clientes agradece.


Benefícios da Automação do Marketing

1- Nutrição do relacionamento com os clientes

Sabia que a maior parte dos leads qualificados não estão em posição para comprar?

Durante o processo de decisão, há que manter o contacto com o cliente com informações relevantes que contribuam para a sua decisão.


2- Segmentação e Personalização

A possibilidade de recolher informação de segmentação e diferenciação dos leads para que quando passada ao comercial, a abordagem seja mais fácil.

Com essa segmentação, a sua empresa pode personalizar a comunicação de forma ajustável deixando que as diferentes personas percorram os seus próprios caminhos e não um caminho genérico.


3- Acompanhamento de leads

Já pensou como seria bom identificar os interesses e o estágio de compra em que os leads se encontram?

Direcionar o conteúdo adequado para cada lead até que este chegue à etapa final é uma tarefa possível.


4- Menos trabalho e menos custos

O esforço da equipa concentra-se na atração, relacionamento e gestão de leads de forma inteligente.

Além disso, a automação de marketing aumenta consideravelmente o ROI.


5- Interpretação de resultados

Analisar relatórios não tem que ser complicado – podendo acompanhar o caminho que o lead percorreu, torna-se visível saber qual o seu verdadeiro interesse.

Há um grande esforço em criar os diferentes trajetos que os leads devem seguir, mas quando ajustados não é necessário partir sempre do zero.


Como a INOVFLOW pode ajudar com uma solução de Automação de Marketing


É difícil pensar em estratégias de marketing bem-sucedidas que não tenham beneficiado de um software de automação.

Com tantas ferramentas disponíveis, é importante confiar num software completo e seguro.

Na INOVFLOW, confiamos a automação do marketing à plataforma RD Station Marketing.

A RD Station apresenta os recursos necessários para a implementação de uma estratégia digital bem concebida.

Com o RD Station poderá:

  • Criar landing pages e gerar leads, bem como monitorizar e gerir os mesmos;
  • Elaborar campanhas de email marketing e automatizar o marketing aplicado a social media com ênfase especial no Facebook ads. Tudo poderá ser analisado e planeado ao detalhe;
  • Otimização de SEO será também uma funcionalidade da qual poderá usufruir;
  • Com a ferramenta de testes A/B conseguirá lançar versões diferentes da mesma página ou campanha, percebendo qual obtém melhores resultados.

Fale connosco para que possamos ir de encontro aos seus desafios!


Descubra o nosso ebook O bê-a-bá da Automação de Marketing

Neste Ebook irá descobrir tudo o que precisa de saber para simplificar, otimizar e alinhar o trabalho do Marketing e das vendas e para conquistar efetivamente mais clientes.

Faça o download aqui.


EBOOK GRATUITO: O BÊ-A-BÁ DA AUTOMAÇÃO DE MARKETING
Fazer download agora


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Vitor Almeida
Marketing Manager
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