Para compreender a automação do marketing é preciso termos em conta que além de vender, é importante manter um relacionamento com os clientes.
Esta relação é fomentada através de conteúdos relevantes e adequados a cada fase do processo de relação com o cliente.
O objetivo principal da automação do marketing é precisamente iniciar e manter essa relação com os clientes de forma ágil e eficiente, acompanhando e “alimentando” o lead com as informações de que precisa.
Emails, redes sociais, blogs, websites… O que têm comum? Todos precisam de gestão, planeamento e uma constante atualização!
A automação do marketing procura otimizar estes processos para que se possa ganhar tempo para criar mais ações e gerar leads que se traduzem em clientes.
Além disso, automatizar o marketing permite unificar o email marketing, a geração e a nutrição de leads qualificados e preparados.
A implementação de uma ferramenta de automação de marketing ajudará a sua equipa de marketing a estabelecer prioridades e a executar tarefas importantes de forma organizada e eficiente.
Do planeamento à automação
Automatizar a comunicação entre a empresa e os clientes pode parecer fácil, mas exige uma base estratégica bem definida.
É particularmente importante rever este plano antes de começar a automatizar.
Tendo por base uma boa estratégia de marketing e objetivos claros traçados, a automação do marketing será mais do que uma simples ferramenta.
Automação de Marketing vs Email Marketing
O email marketing, como ferramenta isolada, carece de poder sobre os seus clientes.
Embora existam sistemas de disparo em massa de emails, estes não servem de nada se a sua empresa não souber personalizar o conteúdo para cada uma dessas pessoas, analisar a performance de cada envio e agir em cima destes resultados.
Com a automação do marketing, acompanhar os seus leads torna-se mais fácil, bem como perceber quais as campanhas que tiveram mais sucesso ou quais os emails mais visualizados.
No fundo, consegue-se dados sobre o comportamento mais comum e utilizá-los para obter resultados mais precisos.
Automação de marketing vs CRM
Está claro que uma boa parte da automação de marketing tem a ver com o relacionamento com o cliente.
No entanto, a diferença entre o CRM (Customer Relationship Management) e a automação de marketing está no foco.
O foco do CRM está orientado para a venda, enquanto que o foco da automação está na nutrição de um lead para que futuramente, se torne numa venda.
Com o CRM e a automação de marketing lado a lado, os leads chegam mais nutridos até o fundo do funil de vendas e a hipótese do envio de mensagens duplicadas é reduzida.
Quando o fluxo de automação de marketing corre bem, o relacionamento com os clientes agradece.
Benefícios da Automação do Marketing
1- Nutrição do relacionamento com os clientes
Sabia que a maior parte dos leads qualificados não estão em posição para comprar?
Durante o processo de decisão, há que manter o contacto com o cliente com informações relevantes que contribuam para a sua decisão.
2- Segmentação e Personalização
A possibilidade de recolher informação de segmentação e diferenciação dos leads para que quando passada ao comercial, a abordagem seja mais fácil.
Com essa segmentação, a sua empresa pode personalizar a comunicação de forma ajustável deixando que as diferentes personas percorram os seus próprios caminhos e não um caminho genérico.
3- Acompanhamento de leads
Já pensou como seria bom identificar os interesses e o estágio de compra em que os leads se encontram?
Direcionar o conteúdo adequado para cada lead até que este chegue à etapa final é uma tarefa possível.
4- Menos trabalho e menos custos
O esforço da equipa concentra-se na atração, relacionamento e gestão de leads de forma inteligente.
Além disso, a automação de marketing aumenta consideravelmente o ROI.
5- Interpretação de resultados
Analisar relatórios não tem que ser complicado – podendo acompanhar o caminho que o lead percorreu, torna-se visível saber qual o seu verdadeiro interesse.
Há um grande esforço em criar os diferentes trajetos que os leads devem seguir, mas quando ajustados não é necessário partir sempre do zero.
Como a INOVFLOW pode ajudar com uma solução de Automação de Marketing
É difícil pensar em estratégias de marketing bem-sucedidas que não tenham beneficiado de um software de automação.
Com tantas ferramentas disponíveis, é importante confiar num software completo e seguro.
Na INOVFLOW, confiamos a automação do marketing à plataforma RD Station Marketing.
A RD Station apresenta os recursos necessários para a implementação de uma estratégia digital bem concebida.
Com o RD Station poderá:
- Criar landing pages e gerar leads, bem como monitorizar e gerir os mesmos;
- Elaborar campanhas de email marketing e automatizar o marketing aplicado a social media com ênfase especial no Facebook ads. Tudo poderá ser analisado e planeado ao detalhe;
- Otimização de SEO será também uma funcionalidade da qual poderá usufruir;
- Com a ferramenta de testes A/B conseguirá lançar versões diferentes da mesma página ou campanha, percebendo qual obtém melhores resultados.
Fale connosco para que possamos ir de encontro aos seus desafios!
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Vitor Almeida
Marketing Manager
INOVFLOW
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