Tech Info: Novo Ficheiro SAF-T PT e Taxonomias no software PRIMAVERA

Este ano, a estrutura do ficheiro SAF-T PT será alterada e vão ser introduzidas taxonomias no software PRIMAVERA que permitem preencher de forma automática as demonstrações financeiras presentes na Informação Empresarial Simplificada (IES). Estas atualizações entram em vigor a 1 de julho de 2017.

Neste contexto, o nosso parceiro PRIMAVERA publicou uma nova versão do módulo Company Templates (CTP) a 30.12.2016. Esta versão disponibiliza novos templates standard que incluem os planos de contas adaptados de acordo com a proposta da Autoridade Tributária (AT).

A adaptação do plano de contas para a estrutura sugerida pela PRIMAVERA não é de adoção obrigatória, pelo que podem manter a utilização do plano de contas atual. No entanto, a PRIMAVERA irá disponibilizar, de forma standard, ferramentas de classificação das contas de acordo com a taxonomia, as quais terão de ser parametrizadas se optar por utilizar um plano de contas próprio.

 

No âmbito das funcionalidades necessárias ao suporte desta nova realidade, informamos que:

– Durante esta semana vai ser disponibilizado um utilitário do tipo ConvertConta que permitirá apoiar a adaptação dos planos de contas existentes para os planos de contas que darão suporte às taxonomias;

– Durante o mês de março está prevista a disponibilização de uma versão de produto com suporte às Taxonomias;

– Durante o mês de maio está prevista a disponibilização da nova estrutura do SAF-T PT de acordo com a nova Portaria − Portaria n.º 302/2016 de 2 de dezembro.

 

De notar que a introdução do conceito das Taxonomias terá impacto apenas nos clientes com Contabilidade. Já as alterações à estrutura do ficheiro SAF-T PT serão obrigatórias para todos os clientes que se encontrem obrigados a gerar o ficheiro SAF-T PT.

 

Licenciamento: as versões que irão suportar estas alterações estarão sujeitas a licenciamento próprio, gratuito para clientes com CSA ativo.

Âmbito: ERP, Business Suite, Fashion Retail, Mobile Business (PMB), Pssst! E Tlim.

 

Se precisar de apoio, conte com os nossos 4 canais de suporte ao seu dispor:

– Email – suporte@inovflow.pt

– Telefone – 214 252 730

– WhatsApp – 924 404 567

– Presencial