7 benefícios associados ao outsourcing de TI que acabam com dores de cabeça persistentes

O outsourcing de TI abre caminho para as empresas se poderem concentrar no crescimento do negócio e no que são os processos core, confiando a um prestador de serviços especializado a gestão, evolução, manutenção e suporte dos seus ativos tecnológicos.

Se os recursos humanos são o coração de qualquer organização, as TI são o sistema nervoso central, o que sustenta os circuitos como um todo e, portanto, o centro nevrálgico que nunca pode sair de mira para um correto e contínuo funcionamento. Isso exige tempo e recursos (financeiros, humanos e materiais), pelo que o outsourcing de TI é cada vez mais uma opção para garantir que a tecnologia não tem falhas e cumpre o seu papel fundamental: estar ao serviço da otimização, eficiência e controlo do negócio.

De facto, o outsourcing de TI retira da lista de preocupações dos gestores uma série de tarefas que passam a ser da responsabilidade do prestador de serviços de acordo com o modelo e SLA (Service Level Agreement) definidos em conjunto.

 

Neste artigo, destacamos 7 dos benefícios associados ao outsourcing de TI:

 

Suporte a tempo e horas

Em qualquer empresa é absolutamente crítico que os sistemas informáticos estejam sempre operacionais pois são a base do negócio e o instrumento de trabalho de toda a equipa. Sabe bem o prejuízo que é ter pessoas paradas por não conseguirem aceder às ferramentas ou não conseguir vender por ter o website em baixo ou o software de gestão bloqueado por qualquer motivo. A questão é que, por muito boa vontade que haja, muitas vezes simplesmente não há capacidade interna para garanti-lo em toda a abrangência e em tempo útil. O outsourcing de TI permite detetar antecipadamente potenciais problemas e contar sempre com alguém para resolver as questões técnicas do dia-a-dia para que não sofra com a indisponibilidade ou ineficácia nos sistemas.

Claro que aqui é muito importante escolher um parceiro que assegure capacidade de resposta e um apoio personalizado e próximo – que seja um autêntico braço direito da gestão para a área tecnológica.

 

Unificar a diversidade

A existência de software e hardware de múltiplos fornecedores e para múltiplos propósitos criaram nas empresas uma complexidade tecnológica que nem sempre é fácil de gerir e manter. O recurso a um parceiro especializado que uniformize, integre, controle e minimize esta complexidade tem um grande valor e permite à gestão agregar numa única entidade a supervisão da sua infraestrutura tecnológica, mantendo a eficiência sempre debaixo de olho.

 

Redução de custos

Esta é outra das grandes motivações para uma empresa aderir ao outsourcing de TI. Ao contratar uma empresa, o serviço é garantido a uma fração do custo se o mesmo trabalho implicasse a alocação de recursos internos ou a contratação de novos profissionais. Além disso, permite que a equipa de TI se foque em atividades mais estratégicas e inovadoras que permitam colocar continuamente a tecnologia ao serviço do crescimento do negócio. Além disso, dada a sua especialização, o parceiro poderá sugerir formas de poupança e economias de escala em termos de licenciamento, armazenamento e equipamentos. A opção pela cloud e renting informático serão algumas opções passíveis de considerar.

 

Atualização tecnológica

Estar na “crista da onda” em matéria de tecnologias é cada vez mais encarado como prioritário para os gestores. Só assim conseguem tirar o máximo partido do seu potencial para fazer crescer e otimizar o seu negócio. Estar atento às novas tendências e a novos modelos que permitam melhorar a área tecnológica requer tempo e skills. Um parceiro tecnológico proativo pode ser um importante aliado para assegurar esta atualização. Por outro lado, mesmo ao nível dos sistemas existentes na empresa, há que saber quando e como evoluí-los e mantê-los nas versões mais recentes: aspeto fundamental também em termos de segurança, integração, compatibilidade e cumprimento de requisitos legais/fiscais. Com o outsourcing tudo isto fica garantido pelo prestador de serviços e é menos uma dor de cabeça para a gestão.

 

Capacidade on-demand

Flexibilidade e customização são duas regras de ouro no outsourcing. A flutuação das cargas de trabalho e a consequente necessidade de mais ou menos recursos pode ser alinhada com as necessidades do negócio em cada momento. Além disso, o próprio serviço de outsourcing (em termos de número de pessoas alocadas) pode ser ajustado a qualquer altura para responder a picos de trabalho ou diminuição da atividade.

 

Recursos humanos especializados

Num mercado em que os perfis com competências técnicas não abundam, as organizações nem sempre conseguem ter internamente os profissionais mais adequados para gerir os seus diferentes sistemas. Em contrapartida, o outsourcing oferece tranquilidade em relação a este ponto, uma vez que caberá ao prestador ter nas suas equipas os recursos técnicos adequados aos requisitos de cada cliente.

 

Imposições legais e fiscais

Estar em conformidade com as regras do mercado é obrigatório para a atividade de qualquer organização. Sendo esta uma realidade muito volátil e diversa, o seu controlo é de extrema relevância para a gestão. Ter um parceiro que administre a infraestrutura tecnológica e garante a conformidade legal e fiscal de todos os processos que esta suporta é mais um ponto a favor do outsourcing.

 

Focados no seu negócio e na produção de valor, recorrendo a um parceiro de confiança para o outsourcing de TI os gestores eliminam uma série de dores de cabeça persistentes porque sabem que a tecnologia nunca será um entrave ao normal funcionamento da sua organização. Será antes um motor de agilidade e eficiência. Tudo isto, ao mesmo tempo que maximizam a qualidade do trabalho e minimizam os custos operacionais. Esta é a missão de empresas como a INOVFLOW, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Contacte-nos e vamos discutir como podemos apoiar a sua empresa no caminho da excelência.

 

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