9 vantagens do marketing digital para PMEs que vão fazê-lo agir já

Uma das maiores preocupações de qualquer CEO é a expansão do negócio e o alargamento da base de clientes. O tempo é escasso, o orçamento apertado e as tarefas parecem todas prioritárias, pelo que são precisas formas mais eficientes de abordar o mercado. Uma delas é sem dúvida o marketing digital. Mas, porquê? As razões são muitas e os motivos cada vez mais fortes, como pode ver de seguida num resumo sobre as vantagens do marketing digital para PMEs.

 

Razões para não perder mais tempo e apostar em força no marketing digital:

1. O comportamento de compra mudou: hoje em dia ninguém compra sem pesquisar primeiro na internet. Se a sua empresa não é encontrada de forma eficaz nesse processo, dá simplesmente negócio à concorrência.

2. Melhor relação custo/benefício: os canais e ferramentas de marketing digital como o website, a loja online, o email (leia o nosso artigo “Como escrever e-mails que os seus clientes e potenciais clientes querem ler?”), os anúncios Adwords (leia o nosso artigo  “Porquê e como anunciar no Google Adwords: o bê-a-bá de uma campanha de sucesso”), o SEO (Search Engine Optimization) ou as redes sociais são significativamente mais económicos do que os canais tradicionais, como a publicidade na imprensa, outdoors ou televisão. Por outro lado, oferecem às PMEs a mesma capacidade de promoção e atração de uma grande empresa. Nos meios digitais todos temos iguais oportunidades.

3. Rápido Time-to-market: nos canais tradicionais perdem-se muitas vezes oportunidades por não ser possível implementar uma estratégia em tempo útil. Desde logo porque o processo é complexo e implica a intervenção de vários elementos, incluindo gráficas, produtoras, distribuidoras e outros. Além disso, requer muito mais tempo para analisar os resultados, pois é praticamente impossível saber com precisão quantas pessoas leram ou foram impactadas por determinado anúncio. O marketing digital permite que a mensagem seja divulgada em poucas horas e que os resultados sejam analisados em tempo real (por exemplo, o alcance, os cliques, o preenchimento de formulários, etc).

4. Versatilidade: o marketing digital permite impactar o cliente sob vários formatos – vídeo, áudio, texto, imagem – e ainda recolher feedback instantâneo. O limite é a criatividade e a coerência com o tipo de público e oferta.

5. Medição rigorosa de resultados: medir com detalhe os resultados de cada campanha (alcance, cliques, preenchimento de formulários, etc) e fazer os ajustes necessários de forma imediata torna o marketing digital extremamente atrativo para qualquer PME. É muito fácil saber o que funciona e o que não funciona, e apostar apenas no que traz melhor retorno.

6. Segmentação: no marketing digital, a mensagem pode ser divulgada a quem realmente interessa e de forma personalizada. A comunicação deixa de ser massificada e pouco eficiente, para começar a impactar quem realmente é o target e tem mais possibilidades de fechar negócio. O foco faz toda a diferença nos resultados alcançados.

7. “Brand awareness”, confiança e credibilidade: hoje em dia, ninguém confia numa empresa que não tenha um website ou uma presença nas redes sociais. Além disso, pode criar e divulgar conteúdos relevantes e úteis para o target, que o posicionam como autoridade na área de atuação, criando uma relação de crescente credibilidade e permitindo construir uma base de contactos que ao longo do tempo se torna um ativo de fundamental para a empresa (por exemplo através de subscrições de newsletter/blog, preenchimento de formulários para download de materiais ou pedido de reunião, etc).

8. Atração gratuita e alcance mundial: Seja através da pesquisa orgânica no Google ou de forma viral através do email e redes sociais, é possível atrair potenciais clientes de forma gratuita e contínua para o website. Por outro lado, pode chegar a qualquer parte do globo e alargar exponencialmente o seu âmbito geográfico com um orçamento que seria impensável no marketing tradicional.

9. Mobilidade: com o marketing digital, a sua mensagem chega onde os clientes estão, graças a dispositivos como os smartphones, tablets ou portáteis. Pode impactá-los em qualquer altura e lugar, de acordo com a conveniência de ambos.

 

Hoje é impossível ignorar as vantagens do marketing digital!

Há um ditado muito popular na web que diz que ignorar o marketing digital é como abrir um negócio sem contar a ninguém. Na era da comunicação, fazer sem dizer é o mesmo que nada fazer. Traduzido para a área dos negócios, isto significa que, sem uma estratégia de marketing digital, existe um mar de oportunidades que não estão a ser aproveitadas.

 

Qual a situação na sua PME? Se estiver na hora de alavancar o crescimento do negócio aproveitando as vantagens do marketing digital conte com a nossa experiência e competências na construção de websites/lojas online, SEO, email marketing, publicidade online e redes sociais: https://www.inovflow.pt/solucoes-marketing-digital. Consulte também os nossos Packages de Marketing Digital a partir de 75€/mês e peça uma proposta personalizada!

 

Tatiana SantosTatiana Santos
Digital Marketing Manager
INOVFLOW

 

 

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par de todas as novidades e não perder nenhum artigo do blog da INOVFLOW!

 

Inovflow eBook Boas Praticas em TI para PMEs Assinatura

 

Comments are closed.