Por que o business intelligence deve ser a sua nova bússola

Ler ou não o artigo? Compreender o texto ou executar outra tarefa? É expectável que acrescente conhecimento relevante ou não? Todos os dias lidamos com decisões, sejam pessoais ou profissionais, que estão sempre associadas a um investimento de tempo e recursos, dois bens bastante valiosos atualmente.

É por isso que temos hoje tecnologias como o Business Intelligence (BI) para nos ajudar nesta tarefa: o resultado de uma escolha pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um projeto, de um negócio e até mesmo de um plano pessoal. Claro que muita coisa pode ser corrigida ao longo do percurso, mas o ideal é que as nossas decisões sejam as mais assertivas, ponderadas e fundamentadas possível.

 

Os primeiros passos para a tomada de decisão

No que se refere às decisões de negócio, o que de facto nos leva a confiar nas nossas decisões e deixar para trás a intuição? É preciso uma base de suporte e fundamentação, é preciso saber que tipo de informação é relevante para uma escolha específica e, claro, qual a forma mais simples, eficiente e rápida de ter acesso a ela.

Pensando numa definição para decisão, podemos ter algo como uma escolha ou determinação feita com base num conjunto de alternativas apresentadas. E a qualidade das nossas escolhas depende de importantes características:

 

– Qualidade e fontes de informação: grau de confiança e amplitude das informações disponíveis para uma tomada de decisão.

– Tempo de decisão: quantidade de tempo disponível e necessário para se realizar a melhor escolha.

– Quem decide: credibilidade, responsabilidade e autonomia da pessoa que decide ou que contribui.

– Opções disponíveis e resultados esperados: avaliação dos pontos positivos e negativos associados às opções disponíveis, incluindo o impacto no negócio e o investimento exigido, e os resultados esperados face à selecionada (que depois devem ser acompanhados através das métricas definidas).

 

O Business Intelligence como bússola para a sua empresa

Para garantir que as decisões de negócio são tomadas, por um lado, com base em dados fidedignos, completos e atualizados e, por outro lado, em tempo útil e de forma preditiva e não apenas reativa, é fundamental ter ferramentas que acelerem, automatizem e otimizem todo o processo. Essas ferramentas são as denominadas soluções de Business Intelligence.

Processos manuais, morosos e propensos a erros de recolha e tratamento de dados não se coadunam com a quantidade de informação existente, com a velocidade do mercado e com o entendimento eficiente dos resultados para decisões acertadas. Chegou a hora das empresas, independentemente da sua dimensão, adotaram ferramentas mais dinâmicas e poderosas de análise para ganharem uma autêntica bússola orientadora.

 

As vantagens de uma solução de Business Intelligence são inequívocas

Uma solução de Business Intelligence recolhe, processa e analisa os dados em bruto gerados a cada momento, transformando-os em informações relevantes, percetíveis e seguras (sob a forma de relatórios, painéis, dashboards, indicadores) que se adaptam a qualquer necessidade para melhorar a tomada de decisões estratégicas ao negócio. Ou seja, passa de simples dados a verdadeiros insights em poucos segundos – afinal, de que serve ter uma imensidão de informação disponível se não consegue retirar-lhe valor?

De facto, ao aproveitar o poder de uma solução de BI, conecta-se a qualquer fonte de dados e obtém análises visuais simples de interpretar e personalizáveis de acordo com o seu perfil, encontrando facilmente as respostas às perguntas mais importantes para si e para a sua empresa. Deixa de perder horas a preparar os dados e a criar relatórios, passando a fazê-lo com apenas alguns cliques. Tudo isto de forma centralizada, numa visão de 360º das métricas relevantes, atualizadas instantaneamente e disponíveis onde e quando for conveniente – afinal, a tomada de decisões não é feita apenas no escritório!

Por outro lado, as soluções de BI modernas não se destinam apenas a especialistas em análise de dados. A facilidade e rapidez de utilização trazem o poder do BI a qualquer utilizador de negócio de qualquer departamento da empresa com insights em tempo real do que está a acontecer – Afinal, é preciso autonomia para tornar a solução tecnológica eficiente e não dependente de quaisquer conhecimentos técnicos!

E mais do que uma análise histórica, as capacidades de inteligência preditiva e em tempo real permitem identificar atempadamente potenciais problemas, prever resultados e agir na hora certa de forma proativa – Afinal, não basta saber o que se passou, é preciso tomar decisões face ao que pode estar para vir.

 

Conclusão

O peso de uma decisão pode causar grandes impactos para sua empresa, quer a nível financeiro, quer de imagem e crescimento. Conte com uma solução de Business Intelligence para garantir que nada é feito de forma subjetiva mas sim baseado em factos e no timing certo. Uma solução como o Microsoft Power BI.

 

A INOVFLOW, como Microsoft Partner, tem as competências e a experiência necessárias para apoiar a sua empresa nesta jornada e demonstrar-lhe porque o Business Intelligence é a bússola que precisa para tomar as melhores decisões estratégicas. Fale connosco e veja o Microsoft Power Bi em ação.

 

Paulo Gonçalves

Project Manager

INOVFLOW

 

 

Entretanto, subscreva a nossa newsletter para ficar a par de todas as novidades e não perder nenhum artigo do blog da INOVFLOW!

 

inovflow ebook business analytics