A importância e os benefícios da automação do marketing na sua empresa

Para compreender a automação do marketing é preciso termos em conta que além de vender, é importante manter um relacionamento com os clientes. Esta relação é fomentada através de conteúdos relevantes e adequados a cada fase do processo de relação com o cliente. O objetivo principal da automação do marketing é precisamente iniciar e manter essa relação com os clientes de forma ágil e eficiente, acompanhando e “alimentando” o lead com as informações de que precisa. Emails, redes sociais, blogs, websites… O que têm comum? Todos precisam de gestão, planeamento e uma constante atualização!

 

A automação do marketing procura otimizar estes processos para que se possa ganhar tempo para criar mais ações e gerar leads que se traduzem em clientes. Além disso, automatizar o marketing permite unificar o email marketing, a geração e a nutrição de leads qualificados e preparados. A implementação de uma ferramenta de automação de marketing ajudará a sua equipa de marketing a estabelecer prioridades e a executar tarefas importantes de forma organizada e eficiente.

 

Do planeamento à automação

Automatizar a comunicação entre a empresa e os clientes pode parecer fácil, mas exige uma base estratégica bem definida. É particularmente importante rever este plano antes de começar a automatizar. Tendo por base uma boa estratégia de marketing e objetivos claros traçados, a automação do marketing será mais do que uma simples ferramenta.

 

Automação de Marketing VS Email Marketing

O email marketing, como ferramenta isolada, carece de poder sobre os seus clientes. Embora existam sistemas de disparo em massa de emails, estes não servem de nada se a sua empresa não souber personalizar o conteúdo para cada uma dessas pessoas, analisar a performance de cada envio e agir em cima destes resultados. Com a automação do marketing, acompanhar os seus leads torna-se mais fácil, bem como perceber quais as campanhas que tiveram mais sucesso ou quais os emails mais visualizados. No fundo, consegue-se dados sobre o comportamento mais comum e utilizá-los para obter resultados mais precisos.

 

Automação de marketing VS CRM

Está claro que uma boa parte da automação de marketing tem a ver com o relacionamento com o cliente. No entanto, a diferença entre o CRM (Customer Relationship Management) e a automação de marketing está no foco. O foco do CRM está orientado para a venda, enquanto que o foco da automação está na nutrição de um lead para que futuramente, se torne numa venda. Com o CRM e a automação de marketing lado a lado, os leads chegam mais nutridos até o fundo do funil de vendas e a hipótese do envio de mensagens duplicadas é reduzida. Quando o fluxo de automação de marketing corre bem, o relacionamento com os clientes agradece.

 

Benefícios da Automação do Marketing

 

  1. Nutrição do relacionamento com os clientes

Sabia que a maior parte dos leads qualificados não estão em posição para comprar? Durante o processo de decisão, há que manter o contacto com o cliente com informações relevantes que contribuam para a sua decisão.

 

  1. Segmentação e Personalização

A possibilidade de recolher informação de segmentação e diferenciação dos leads para que quando passada ao comercial, a abordagem seja mais fácil. Com essa segmentação, a sua empresa pode personalizar a comunicação de forma ajustável deixando que as diferentes personas percorram os seus próprios caminhos e não um caminho genérico.

 

  1. Acompanhamento de leads

Já pensou como seria bom identificar os interesses e o estágio de compra em que os leads se encontram? Direcionar o conteúdo adequado para cada lead até que este chegue à etapa final é uma tarefa possível.

 

  1. Menos trabalho e menos custos

O esforço da equipa concentra-se na atração, relacionamento e gestão de leads de forma inteligente. Além disso, a automação de marketing aumenta consideravelmente o ROI.

 

  1. Interpretação de resultados

Analisar relatórios não tem que ser complicado – podendo acompanhar o caminho que o lead percorreu, torna-se visível saber qual o seu verdadeiro interesse. Há um grande esforço em criar os diferentes trajetos que os leads devem seguir, mas quando ajustados não é necessário partir sempre do zero.

 

Como a INOVFLOW pode ajudar com uma solução de Automação de Marketing

É difícil pensar em estratégias de marketing bem-sucedidas que não tenham beneficiado de um software de automação. Com tantas ferramentas disponíveis, é importante confiar num software completo e seguro.

Na INOVFLOW, confiamos a automação do marketing à plataforma RD Station Marketing. A RD Station apresenta os recursos necessários para a implementação de uma estratégia digital bem concebida.

 

O que pode fazer com o RD Station?

Poderá criar landing pages e gerar leads, bem como monitorizar e gerir os mesmos. Terá a possibilidade de elaborar campanhas de email marketing e automatizar o marketing aplicado a social media com ênfase especial no Facebook ads. Tudo poderá ser analisado e planeado ao detalhe. A indispensável otimização SEO será também uma funcionalidade da qual poderá usufruir. Com a ferramenta de testes A/B conseguirá lançar versões diferentes da mesma página ou campanha, percebendo qual obtém melhores resultados.

 

Tendências aliadas à automação do marketing

Com a ascensão tecnológica, as possibilidades para as empresas se envolverem com os clientes são ilimitadas. As tendências mostram que é importante perceber a oportunidade no marketing de conteúdo e aliá-lo às soluções digitais. O marketing de conteúdo faz parte de uma estratégia que envolve qualidade de conteúdo para informar ou reter um cliente-alvo.  O objetivo será ganhar notoriedade e ser uma empresa de referência. Mais uma vez, é preciso olhar para cada cliente e tratá-lo de forma única e especial, sendo indispensável reconhecer a necessidade de proporcionar uma experiência personalizada com base em vários dados demográficos. Por exemplo, no caso de o B2B, a personalização deve ter em conta o nome da empresa, a indústria e outros dados relevantes. Para 2018, será errado colocar o email marketing como uma carta fora do baralho, pois se até agora as newsletters ganharam má reputação e se tornaram quase obsoletas, esta técnica terá este ano uma renovação ao colocar a personalização e a diferenciação face a outros conteúdos. A automação tem aqui um papel importante nesta partilha de conteúdo estratégico, pois vai alocar este conteúdo diretamente para o sítio onde planeia chegar. Sem a automação, o e-mail marketing não fará sentido.

 

Ao preparar-se antecipadamente para as tendências, a sua empresa será a primeira a obter resultados. Não seria excelente se pudesse automatizar as suas tarefas de marketing para economizar tempo e recursos? Se ainda não aceitou o desafio da mudança e se entretanto apercebeu-se de que a estratégia de marketing digital da sua empresa precisa de alguns ajustes, este é o momento certo para agir!  É importante que haja uma integração de todas estas novidades e tendências a espelhar na estratégia de marketing digital.

É por este motivo que a INOVFLOW reúne uma equipa de profissionais focados em apoiar o seu negócio nesta área, assentando em soluções complementares de desenvolvimento de websites e lojas online, publicidade online, SEO, integração de loja online ERP PRIMAVERA e gestão de redes sociais.

 

Passos para automatizar o Marketing

 

  1. Defina a estratégia de marketing digital, personas e métricas para o seu projeto de automação.

 

  1. Tenha uma boa ferramenta de automação de marketing – Descubra como o RD Station o pode ajudar a atrair visitantes e a transformá-los em oportunidades de venda.

 

  1. Fale connosco e fique a saber como podemos ajudar a sua empresa a cumprir a estratégia de marketing digital com mais eficiência e produtividade!

 

Tatiana SantosTatiana Santos
Digital Marketing Manager
INOVFLOW

 

 

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