5 razões para investir numa solução de gestão para o setor da construção

Ser competitivo num setor exigente como o da construção, vai muito além de apresentar as melhores propostas. É de facto fundamental fazê-lo, e esse é o primeiro grande objetivo de qualquer empresa nesta área: ter o melhor projeto sem comprometer margens de rentabilidade. Mas uma vez ganho, surgem outros desafios. Entre eles, interagir da melhor forma com uma rede alargada de interlocutores, gerir pessoas, e agilizar compras, tarefas e processos para conseguir cumprir prazos e orçamentos, sem derrapagens.

De facto, são muitas as condicionantes do setor. Mas é possível congregar tudo – planear, executar e controlar com todo o rigor. É para isso mesmo que serve uma solução de gestão específica para o setor, que “fala” a mesma língua do negócio e proporciona uma série de automatismos que otimizam, integram, simplificam e aceleram os processos operacionais, administrativos e financeiros ligados à gestão de uma obra.

 

Resumimos aqui 6 razões que justificam o investimento numa solução de gestão para o setor da construção, e que fazem ainda mais sentido numa altura em que o mercado voltou a ganhar dinamismo e obriga a uma capacidade de resposta e eficiência sem margem para erros:

 

1. Criar propostas mais certeiras

Através de poderosas ferramentas de apoio à orçamentação e ao controlo de custos, é possível calcular com precisão os recursos usados e os rendimentos resultantes. Este tipo de mecanismos tornam o processo célere e consistente com as práticas definidas por cada empresa, assegurando a entrega de propostas em tempo útil, rentáveis e respeitando o que foi acordado.

 

2. Garantir maior agilidade nos processos

Automatismos de suporte à gestão de concursos e adjudicação de subempreitadas permitem gerir agilmente todos os processos associados, nomeadamente pedidos de cotação, receção de propostas, comparação de preços e adjudicação, gerando automaticamente as respetivas subempreitadas ou documentos de compra. Além disso, a integração com os sistemas existentes (nomeadamente o ERP), garante a fluidez da informação e promove a otimização de recursos, a eliminação de tarefas duplicadas e a colaboração entre as diversas equipas da empresa.

 

3. Ter uma visão global da obra

Uma ampla capacidade de agregação de toda a informação relacionada com cada concurso/obra e um acompanhamento exaustivo do ciclo de vida de cada projeto permitem tratar todos os processos inerentes às especificidades do setor.

 

4. Controlar a execução dos diferentes projetos

Rigorosos mecanismos de controlo de execução de trabalhos na perspetiva da relação entre o dono da obra, empreiteiro e subempreiteiro, permitem analisar vários cenários, nomeadamente o tratamento e gestão dos trabalhos a mais e a menos, o controlo dos limites contratuais estabelecidos, os contratos adicionais, etc.

 

5. Estar onde está o negócio

A possibilidade de acesso remoto promove a diminuição de erros e o aumento de produtividade. A partir dos estaleiros das diferentes obras em curso, os responsáveis podem aceder a um portal da obra e aí consultar e registar informação em tempo real, contribuindo desta forma para a eliminação de falhas, face ao registo imediato dos dados na própria obra, bem como para uma maior eficiência com a eliminação de tarefas redundantes.

 

Precisa de mais razões?

A Tecniarte, referência no mercado de construção civil e reabilitação urbana, confiou na INOVFLOW para implementar uma das soluções existentes no mercado para o setor da construção: o PRIMAVERA Construction. O objetivo era centralizar, controlar, integrar e otimizar todos os seus processos numa única plataforma para ganhar sinergias, eficiência e rentabilidade à escala global.

De acordo com Paula Reis, Diretora Geral da Tecniarte, “Estamos muito satisfeitos com a escolha que fizemos, quer em termos de software quer em termos de parceiro tecnológico. A INOVFLOW entendeu perfeitamente os desafios complexos que tínhamos e adotou uma atitude de consultoria desde o início, com um grande foco na forma como a tecnologia podia responder e estar totalmente alinhada com o nosso negócio. Ganhámos uma agilidade sem precedentes na forma como operamos e isso reflete-se na satisfação da equipa e dos clientes – os nossos principais focos de atenção”. (veja aqui o Caso de Sucesso)

 

Também está na hora da sua empresa apostar numa solução de gestão para o setor da construção? Viaje connosco rumo a processos mais fluidos e ágeis que potenciam a rentabilidade do seu negócio. Peça uma demonstração hoje mesmo.

 

Entretanto, subscreva a nossa newsletter para ficar a par de todas as novidades e não perder nenhum artigo do blog da INOVFLOW!

 

Paulo Gonçalves

Project Manager

INOVFLOW

 

 

E-Book ERP PRIMAVERA

Comments are closed.