Terminais móveis no setor logístico: porquê e para quê?

Nos últimos anos, a logística ganhou um espaço de destaque na estratégia das empresas, e todas as áreas envolvidas têm sido crescentemente entendidas como cruciais para a eficiência da operação, satisfação do cliente e rentabilidade do negócio.

As soluções tecnológicas que contribuem para eliminar zonas cinzentas nos processos proliferaram, tornaram-se mais amigáveis na utilização, mais acessíveis nos preços, mais integráveis com outros sistemas, e muitos players já se transformaram digitalmente para ganhar vantagens competitivas desde o planeamento à armazenagem e entrega dos seus produtos.

A utilização de terminais móveis no setor logístico é uma das formas de potenciar esta transformação ao garantirem visibilidade, controlo e monitorização das tarefas em qualquer altura e lugar, acelerando o trabalho e eliminando tarefas rotineiras, desgastantes e propensas a erro.

 

Mais integração, melhor produtividade

Os terminais móveis permitem rastrear as encomendas e remessas de forma portável ao longo de toda a cadeia de valor, desde o armazém até ao transporte, confirmação de entrega e captura de assinatura. Gozam de elevada capacidade para processar informação e integram conectividade wireless, reunindo todas as condições para funcionarem como uma extensão do software de gestão da empresa, fornecendo e recolhendo dados diretamente de e para o programa central.

No sector logístico, têm-se afirmado como um apoio valioso para otimizar processos relacionados com a receção, transferência ou expedição de mercadorias, gestão de stocks, preços e inventários.

Dois exemplos com provas dadas no mercado são o Skorpio e Falcon do nosso parceiro Datalogic, cujas características ilustram o potencial destes equipamentos. Ambos partilham uma arquitetura multicore de 1 GHz, apresentando-se como soluções de elevada performance e robustez para trabalhar no terreno.

Pensados para resistir a ambientes hostis (quedas até 1,8 metros) também deixam patente a aposta cada vez maior dos fabricantes em soluções de utilização confortável para o utilizador, com ecrãs maiores e intuitivos (3,2 e 3,5 polegadas, neste caso). O suporte para bluetooth e Wi-Fi está garantido e reforçado com diferentes tecnologias, que asseguram a fiabilidade das comunicações para fazer desta uma fonte segura para transportar informação.

 

Terminal movel

Levar mudanças ao terreno

O ambiente de utilização em qualquer um destes terminais móveis é escolhido pela empresa, que pode optar pelo sistema operativo Windows ou pelo ambiente Android, para uma experiência mais familiar e rápida.

Mas estes são apenas dois casos. O leque de dispositivos que hoje ajudam a concretizar o conceito de operação logística em tempo real, móvel e automatizada é bastante completo.

Salientamos também o PDA Memor 10 da Datalogic que representa todo o poder e desempenho de um smarthone, mas concebido para responder aos desafios típicos de uma empresa. O Memor 10 incorpora as mais recentes tecnologias dos dispositivos móveis e a experiência amigável do Android num design compacto e fino, com ecrã maior e teclado virtual, combinado com a leitura de código de barras 1D / 2D de alto desempenho e robustez industrial para qualquer ambiente interno ou externo.

 

Como parceiro de referência da Datalogic em termos de hardware e PRIMAVERA em termos de software, na INOVFLOW podemos ajudá-lo a escolher as soluções mais adequadas a cada caso para otimizar as suas operações logísticas, bem como a definir a estratégia que lhe permita tirar partido das melhores ferramentas existentes no mercado. O primeiro passo é perceber por onde começar.

O nosso know-how e experiência neste domínio, bem como o portefólio de soluções que disponibilizamos (software e hardware) vão facilitar muito a jornada. Da identificação de necessidades, à definição da estratégia, implementação e integração destas ferramentas com o software existente (ERP e gestão de armazéns e distribuição), juntos podemos formar uma excelente equipa.

 

Entretanto, subscreva a nossa newsletter para ficar a par de todas as novidades e não perder nenhum artigo do blog da INOVFLOW!

 

 

mariagoverno e1534518502761

Maria Governo

Strategic Business Developer

INOVFLOW

 

inovflow ebook qualificacao transformacao digital setor logistico home

 

Comments are closed.