O papel do diretor financeiro na estratégia digital da sua organização

Oito em cada dez diretores financeiros posicionam a identificação e segmentação de novas oportunidades de criação de valor para a empresa entre as suas principais responsabilidades. O número foi apurado num estudo recente da Accenture, sobre o papel do CFO – Chief Financial Officers nas organizações («The CFO Reimagined: From Driving Value to Building the Digital Enterprise»).

A pesquisa evidencia uma profunda transformação no papel desempenhado por estes profissionais nas organizações, que se restringe cada vez menos ao controlo dos números e se assume cada vez mais relevante na orientação estratégica de investimentos digitais e na gestão dos seus resultados para a operação.

Enquanto “guardiões” da saúde financeira da empresa e responsáveis pela permanente análise de risco, ficou claro desde cedo que teriam um papel central na aposta digital das empresas. Faltava perceber como se materializaria e que impacto teria na capacidade de inovar de forma disruptiva na organização.

No terreno verifica-se que a capacidade de olhar para o negócio de forma holística destes profissionais, e de identificar oportunidades de geração de valor nesse contexto, está a ser potenciada pela digitalização dos processos de negócio mais tradicionais, de contabilidade, controlo e compliance.



O diretor financeiro reinventado

Esta transformação tem permitido automatizar tarefas, desempenhando-as de forma mais ágil, abrindo o acesso a mais e melhor informação de apoio à tomada de decisões e deixando tempo e know-how ao diretor financeiro para se dedicar a atividades mais desafiantes, sugerir novos caminhos e ter uma intervenção ativa no modelo de negócio.

O papel do diretor financeiro na estratégia digital da empresa ficou reforçado e em muitas empresas esta não é apenas uma das áreas que mais beneficia da transformação de processos de negócios. Converteu-se na área que está a liderar essa transformação e a levá-la a outros departamentos, enquadrando-a como uma oportunidade real para gerir melhor os recursos existentes.

Nas empresas observadas no estudo da Accenture, o diretor financeiro chama cada vez mais a si a liderança da estratégia digital e a monitorização dos resultados efetivamente alcançados.

Três quartos destes profissionais assumem como competência sua a condução da transformação operacional da organização, direcionando esforços para melhorar o desempenho, através da utilização de ferramentas digitais. A mesma percentagem está a explorar formas de usar estas tecnologias em benefício de toda a organização, alterando modelos de negócio e gerando novos fluxos de receita.



O futuro vai trazer mais desafios

No leque de atributos de um diretor financeiro reinventado pelos desafios da transformação digital do negócio, identificam-se um conjunto de novas funções, como o planeamento estratégico, consultoria e análise.

Estas funções tendem a ganhar espaço à medida que a estratégia digital for penetrando nos processos, eliminando funções rotineiras e gerando cada vez mais dados relevantes para fundamentar decisões.

A pesquisa da Accenture revela que 34% das tarefas financeiras são executadas já hoje de forma automatizada. Em 2021 essa percentagem terá subido para os 45%.

Potenciar esta oportunidade e contaminar cada vez mais outras áreas de negócio, reinventar formas de abordar o mercado, fazer coach à equipa e desbloquear novos fluxos de receita é um desafio do presente, para quem pretende alcançar resultados num futuro próximo.



Está pronto para o desafio?

Muitos diretores financeiros já estão a abraçá-lo e a converter a oportunidade em resultados concretos na sua e noutras áreas de negócio, construindo pontes, tomando a iniciativa e desempenhando um papel fundamental na estratégia digital das suas empresas.

Trabalhar a familiaridade com as tecnologias disruptivas que estão a potenciar uma nova visão do negócio e uma agilidade ímpar de tarefas, como a analítica e a inteligência artificial, estão entre as recomendações dos especialistas para iluminar um caminho cheio de novos desafios e oportunidades.



Conte com a INOVFLOW para identificar outras recomendações importantes e traçar um rumo seguro para integrar todo o negócio na estratégia digital da empresa. Colocando a tecnologia ao serviço do negócio, ganha tempo para o que é realmente relevante. Atualmente qual a percentagem de tempo que dedica à parte mais administrativa e à parte mais estratégica? Está na hora de também na sua empresa, o diretor financeiro assumir um papel transformador e é aqui que entra a INOVFLOW – dando-lhe as ferramentas certas e os insights valiosos que vão permitir dar efetivamente o melhor de si.


Entretanto, subscreva a nossa newsletter para ficar a par de todas as novidades e não perder nenhum artigo do blog da INOVFLOW!


Pedro Barroso 1

Pedro Barroso

Administrative and Financial Manager
INOVFLOW



eBook gratuito: Business Analytics - Informação para Ação

Comments are closed.