Inbound Marketing: uma aposta ganha

De uma forma ou outra, o marketing sempre se apoiou em interrupções. As empresas criavam estratégias para captar a atenção das pessoas e mostrar como o produto X ou o serviço Y seria vantajoso para as suas vidas. Para piorar, não eram raros os casos em que a qualidade das soluções vendidas deixava a desejar e o consumidor pouco poderia fazer. Os tempos mudaram!!

A transformação digital e as mudanças radicais no comportamento do consumidor alteraram as regras do jogo para sempre. Por isso, as empresas precisaram de criar novas formas de conquistar e manter os clientes. É desta forma que aparece o Inbound Marketing!



O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo significativo. Ao contrário do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, explora canais como mecanismos de pesquisa, blogs e redes sociais para ser encontrada. O Inbound Marketing trabalha a parte comercial de uma forma totalmente indireta. Imagine fazer um anúncio na televisão versus publicar vários artigos no blog da sua empresa. São estratégias diferentes, com objetivos iguais, mas abordagens diferentes.

Uma campanha de Inbound Marketing de sucesso precisa de alguns elementos fundamentais, são eles:

No Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimento e não um centro de custo uma vez que todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas. É possível saber exatamente quantas pessoas viram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de web analytics.  Desta forma, e ao contrário do Outbound, o Inbound Marketing permite otimizar as campanhas para obter um melhor ROI (retorno sobre investimento).


Resumindo, o Inbound Marketing serve para 5 grandes ações:

  • Aumentar a visibilidade e notoriedade da marca através do conteúdo;
  • Reduzir o custo da aquisição de clientes com a captação de leads orgânicas;
  • Atrair potenciais clientes de forma totalmente orgânica;
  • Criar conteúdo de qualidade, intemporal e que atraia tráfego recorrente;
  • Otimizar o processo de vendas, melhorar o posicionamento orgânico dos conteúdos e do negócio.


As Etapas do Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Todas as estratégias de sucesso devem passar pelas seguintes fases: AtrairConverterRelacionarVender e Analisar.


ATRAIR

No Inbound Marketing a equação é simples: um site sem visitas não gera Leads. Sem as Leads não há vendas e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia.

Invés de se gastar energia a procurar pessoas que poderiam ter interesse no produto/serviço, gasta-se energia na construção de algo merecedor da atenção e assim atrai-se as pessoas que por espontânea vontade têm interesse no assunto. Como resultado, temos um público muito mais ligado e propenso a consumir realmente o produto/serviço.

A etapa de conversão complementa totalmente a anterior: o visitante precisa de passar a Lead para poder avançar no processo de compra. Nesse contexto, quando falamos de conversão, estamos a referir-nos à ação do utilizador passar as suas informações em troca de uma recompensa ou benefício.


CONVERTER

Ter um site com muitas visitas, mas que tem pouca conversão não é muito vantajoso no âmbito do Inbound Marketing. Existem várias formas e elementos que podem ajudar a transformar os visitantes em Leads, dependendo do nível da jornada de compra em que o utilizador se encontra. Exemplo: ofertas diretas (pedidos de orçamentos, demonstração de software, teste gratuito, etc.) para um estado mais avançado e direcionado à compra ou ofertas indiretas (eBooks, webinars, ferramentas etc.) num estado mais inicial da jornada com o objetivo de educar e resolver problemas específicos das Leads.


RELACIONAR

Como sabemos, nem todos os clientes com potencial de compra estão ao mesmo nível. Quando olhamos para a jornada de compra, vemos claramente que existem etapas bem definidas que devem ser respeitadas até o momento em que a pessoa está “pronta” para receber uma abordagem.

A partir da produção de conteúdo focado em diversos problemas e estágios de compra, atraímos também Leads em diversos estágios. É aí que entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing: por meio de algumas estratégias, como o email marketing, identificamos os estágios em que se encontram as Leads, acelerando o processo de compra.


VENDER

Todo o trabalho de geração e nutrição de Leads visa produzir, procura e gerar oportunidades de negócio. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website, e em outros é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente.

De forma geral, quanto mais complexo o produto, mais o processo de vendas tem de ser algo consultivo, concluindo a nutrição da Leads na concretização da venda.

Essa mudança de paradigmas, em que a Lead agora percorre parte da jornada de compra antes de entrar em contato com o vendedor, traz diversas implicações que estão transformando o mundo das vendas, uma delas é a rápida evolução das práticas de Inbound Sales.


ANALISAR

Uma das principais diferenças no Marketing Digital é poder avaliar precisamente os resultados e comprovar o retorno dos investimentos com base em factos. As possibilidades analíticas do Marketing Digital são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing.

É possível monitorizar cada ação que ocorre nas interações do público com o site, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente.

Além disso, todo o processo pode ser otimizado detetando-se as taxas que estão abaixo do esperado para direcionar os esforços da equipa de marketing. Toda esta capacidade analítica do marketing é amplamente suportada por algumas ferramentas disponíveis no mercado.



Inbound Marketing: melhor para seu bolso

O marketing tradicional já foi muito mais rentável do que aquilo que é atualmente. Porém, para se ter um ROI mais vantajoso nesse caso é preciso ter um investimento financeiro muito maior, o que pode inviabilizar projetos e campanhas. No caso do Inbound Marketing esse problema praticamente não existe: os valores investidos são menores, o retorno costuma ser mais rápido e mais rentável.
Pesquisas mostram ainda que o custo por lead no Inbound Marketing é 62% menor que no marketing tradicional. Além disso, as empresas que investem em Inbound Marketing em comparação com as empresas que só investem em marketing tradicional possuem um ROI mais alto, conseguem gerar até três vezes mais leads, vendem 50% mais e com 33% menos custos e 57% da jornada do cliente realiza-se (converte em venda) antes do seu vendedor oferecer algo diretamente.

Outro ponto importante é que o Inbound Marketing tem como foco atingir as leads com comunicação pertinente para impactá-las e persuadi-las a comprar. Essa tarefa não é fácil, mas assim que uma empresa consegue fechar negócio, ela também ganha aliados: consumidores que não só comprarão outras vezes, mas também falarão bem do produto.

Resumindo, quanto mais o cliente conhece a marca e os seus produtos, mais ele se interessa e estará disposto a comprar.




O futuro do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é excelente para a geração de tráfego, leads e vendas para qualquer negócio. Embora a tecnologia tenha tendência para evoluir a um ritmo bastante acelerado, as estratégias de marketing de conteúdo e Inbound continuarão a funcionar e serão uma mais valia para os negócios que apostem na estratégia. Existem milhares de empresas que simplesmente não usam o Inbound Marketing, o que faz com que quem utiliza esteja um passo à frente.


Em resumo, o Inbound Marketing é a estratégia na qual os clientes vêm até a empresa, atraídos pela mensagem. A partir daí fica mais fácil apresentar soluções e transformá-los em clientes e até promotores da marca. Se está a pensar em apostar numa estratégia de Inbound Marketing saiba que pode contar com a INOVFLOW para o ajudar na conceção e implementação de toda a estratégia. Entre em contacto connosco, queremos caminhar lado-a-lado para fazer crescer o seu negócio.



Tatiana 1

Tatiana Santos

Digital Marketing Manager – INOVFLOW

Comments are closed.