O que considerar com a Indústria 4.0?

A evolução das tecnologias ligadas à Indústria 4.0 está a desencadear rápidas mudanças sociais e económicas, num contexto sem precedentes de conectividade global e de alterações demográficas. As questões colocadas aos executivos – centradas em quatro grandes áreas – impacto social, estratégia, talento/ força de trabalho e tecnologia – mostram que apesar de estes perceberem a importância das mudanças inerentes à Indústria 4.0, estão menos seguros sobre a estratégia a seguir para aproveitarem todo o seu potencial.


O conceito da indústria 4.0 é marcado por:

  • Aumento de rentabilidade;
  • Diminuição de custos de operação;
  • Melhoria da qualidade dos produtos;
  • Melhoria de processos;
  • Aumento da satisfação do cliente.

O conceito Indústria 4.0 surgiu inicialmente na Alemanha e encontra-se em crescente disseminação pela Europa e resto do mundo. Assente em mudanças tecnológicas significativas na produção e na interligação entre as diversas fases da cadeia de valor, é vista como uma oportunidade para elevar os padrões de competitividade mundial no sector industrial.


Portanto, como tirar maior partido da quarta revolução industrial?


1 – Mudar mentalidades

Os silos organizacionais podem se referir a departamentos, colaboradores e equipas dentro de uma empresa que acabam sempre por trabalhar de forma isolada, e não comunicam e cooperam para o sucesso do trabalho de outras equipas e da empresa em geral. 

É fundamental, derrubar estes silos organizacionais. Esta é a primeira solução para beneficiar de todo o potencial que a quarta revolução industrial permite.

Soluções tecnológicas como ERP’s – Enterprise Resource Planning – podem desempenhar um papel crucial, ao interligarem todas as operações de uma empresa. Uma tecnologia de última geração que garante o melhor dos dois mundos: informação certa, na hora mais oportuna, e certeza quanto à maturidade e produtividade nas operações de backoffice, onde é fundamental um alto desempenho. É também uma tecnologia compatível com todas as plataformas, dispositivos e arquiteturas, que abre um novo mundo de oportunidades, em vários domínios, como a configurabilidade, extensibilidade, integração, escalabilidade, entre outros.


2 – Análise de dados e globalização

                O conhecimento com base em dados é essencial, com a Iot (Internet Of Things) a conquistar cada vez mais importância nos locais de trabalho. A IoT compreende todos os objetos que se encontram habilitados a estarem sempre ligados à internet, sendo capazes de se identificarem na rede e de comunicar entre si e isto traduz-se em otimização da eficiência e consequente redução de tempos de produção, pois os dispositivos conectados fornecem conjuntos de dados que permitem resultar em decisões operacionais mais inteligentes.

                As empresas estão também a recolher mais dados do que nunca, o que significa que deverão ter a capacidade de os usar corretamente e impedir que estes caiam nas mãos erradas. Por sua vez, a globalização é um fenómeno impulsionado pela tecnologia e pelo movimento de dados e pessoas. Esta chega acompanhada de mudanças de mindset, o que requer que as pessoas se adaptem às novas tecnologias e formatos de fazer negócios. Para as empresas de todos os setores, priorizar a análise de dados e adotar uma mentalidade orientada para os mesmos e para a globalização dos mesmos, será essencial para o sucesso.



3 – A Importância da agilidade e flexibilidade

E consequente sentido de adaptação à tecnologia para manter a competitividade no mundo industrial de hoje em dia, sempre em rápida mutação. Neste sentido, as empresas devem garantir que os seus colaboradores tenham os níveis adequados de competências técnicas o que significa um maior investimento em formação contínua. Tudo isto, interligado com a promoção de uma mentalidade ágil e proactiva nas empresas. A cultura empresarial deverá estar orientada para a produtividade e agilidade e assim desempenhar um papel importante na melhoria da experiência dos clientes e dinamização das receitas.


4 – Fábricas inteligentes

                Estas fábricas caracterizam-se por elevados níveis de automação dos processos produtivos e adotar novas tecnologias no processo de produção será uma jornada interessante e desafiadora que carecerá de enriquecimento das próprias instalações, assim como, investimento em softwares de manutenção e aplicação móvel.  A informação é recolhida em todas as etapas do processo de produção através de sensores e fornecem todo o tipo de informações sobre o estado das máquinas e são capazes de alertar o sistema para a ocorrência de falhas ou até mesmo de prever a necessidade de manutenção dos equipamentos.


Uma coisa é certa: não há como travar esta evolução e cabe a cada um de nós, antecipar os possíveis problemas e desenvolver no nosso âmbito, os esforços necessários para que a Indústria 4.0 se implante na sociedade com todo o seu potencial benigno.

O PRIMAVERA V10 apresenta-lhe uma simbiose perfeita entre tecnologia de última geração e uma plataforma sólida e robusta que conjuga a solidez de operação com a facilidade de acesso aos dados e concilia na perfeição a solidez das soluções instaladas, com a flexibilidade e mobilidade da cloud. Entre as soluções disponíveis, a solução Manufacturing v10, representa uma total renovação tecnológica aliada a uma longa experiência neste setor. Esta versão apresenta-se como uma solução global dando resposta às diferentes áreas da indústria 4.0 sendo assim muito mais do que um ERP pois permite total mobilidade e integrações com IoT, reporting avançado e em tempo real, gestão avançada de inventários e logística, entre outros – acompanhar a rápida mutação da indústria, nunca foi tão fácil!

Esta revolução industrial será uma excelente oportunidade para a Indústria Portuguesa aumentar a sua eficácia, reduzir perdas, melhorar procedimentos e aumentar a sua competitividade. Será um percurso longo, mas indispensável para Portugal se destacar a nível global.


INOVFLOW como PRIMAVERA Premium PartnerMicrosoft Silver Partner e RD Partner é um parceiro 360º pois disponibiliza um conjunto de soluções na vertente ERP, Segurança, IT e Marketing Digital, através de uma equipa de profissionais altamente qualificada e diversificada, com um know-how de mercado assim como, vários anos de experiência em soluções software, para auxiliar em  melhorias de processos e implementação de várias soluções tecnológicas, com o principal foco na redução de custos e aumento de rentabilidade para os mais diversos setores de atividade dos nossos clientes.

Fale connosco para que possamos ir de encontro aos seus desafios!


Pedro Plácido

Senior Consultant

Especialista em Valuekeep

INOVFLOW



Comments are closed.