O novo impulso da YET e as 11 vantagens da faturação eletrónica

A empresa do Grupo Primavera, YET, especializada em soluções de faturação eletrónica comprou a Portugal Informático, também focada nesta área. Num comunicado divulgado, o diretor geral da empresa considera que esta aquisição “representa um novo impulso na abordagem ao mercado” e a fusão vem também permitir abordar o mercado com alternativas de oferta Cloud e On Premise.

Em consequência do Decreto-Lei n.º 123/2018, de 28 de dezembro, que define o modelo de governação para implementação da faturação eletrónica nos contratos públicos, os fornecedores das entidades públicas serão obrigados a utilizar um software de faturação eletrónica no âmbito da execução de contratos públicos daqui a menos de um ano, a partir do dia 18 de abril de 2020.


A fatura eletrónica é, um documento comercial semelhante a uma fatura convencional em papel, cuja principal vantagem é a de chegar instantaneamente ao consumidor através do e-mail. A sua autenticidade é garantida por um certificado digital que satisfaz todos os requisitos legais da assinatura digital que assegura a identificação da entidade que faz o seu envio. Assim, em termos legais, tanto o seu valor como a sua validade em nada diferem aos de uma fatura em papel.  Veja aqui o vídeo sobre a solução de Transação Eletrónica de Documento PRIMAVERA eTransations 


Entre as ínfimas vantagens para as empresas, destacamos as seguintes:

  • Redução nos gastos de papel, tinta de impressora e custos de envio por correio;
  • Diminuição do espaço físico necessário para armazenamento de ficheiros;
  • Possibilidade de agendar o envio de faturas eletrónicas;
  • Aumento da eficácia e rapidez no processo de faturação;
  • Aumento da segurança e confidencialidade da informação;
  • Possibilidade de aceder à documentação a partir de qualquer lugar e hora, recorrendo a tecnologias cloud.

Por sua vez, para os consumidores, também existem várias vantagens:

  • Aumento da rapidez na receção das faturas;
  • Redução dos riscos de extravios;
  • Simplificação do processo de gestão e arquivação de documentos;
  • Aumento da segurança e confidencialidade de dados;
  • Fácil acesso e utilização das faturas em qualquer situação que exija a sua apresentação.

A fatura eletrónica facilita o processo de faturação que passa a ser automático. Passa a ser apenas necessário dar a ordem de envio para o consumidor que, ao receber a fatura por e-mail, facilmente consegue aceder ao ficheiro em qualquer lugar. Além da poupança de tempo, a fatura eletrónica permite aos administradores manter o foco nas tarefas que são primordiais para a rentabilidade dos seus negócios.

A faturação eletrónica veio mudar o paradigma do que outrora era burocracia em papel para, atualmente, se transformar num recurso valioso em diversos negócios.

Como PRIMAVERA Premium Partner, a INOVFLOW conta com uma vasta experiência na implementação de soluções PRIMAVERA, através de uma equipa que tem provas dadas e o know-how necessário para o apoiar. Fale connosco, esclareça as suas questões e conte com a experiência da INOVFLOW para o ajudar a melhorar o seu negócio.

Comments are closed.