Como fazer uma campanha de email marketing de sucesso?

O envio de campanhas de email marketing é uma das estratégias de marketing digital que mais resultados gera e com inúmeras vantagens. Os dispositivos móveis permitem que as pessoas tenham sempre acesso à caixa de email e a possibilidade de consulta a qualquer hora e lugar, impulsionando assim, os resultados da sua campanha. 

Além disto, o email marketing, é muito menos invasivo do que um telefonema pois o email só vai ser lido quando o cliente realmente tiver tempo para o ler.

Dito isto, como fazer uma campanha de email marketing de sucesso?


1 – Comunicação ativa

Como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”, portanto, é essencial manter uma comunicação ativa. Um envio semanal ou até mensal, é ideal para manter os clientes atualizados dos últimos acontecimentos relativos à sua empresa, seja notícias, promoções, produtos ou qualquer outro tipo de novidade.


2 – Fácil identificação + logotipo da empresa

O sitio que ninguém quer ir parar, o spam, é exatamente o local onde muitas vezes o email marketing vai parar mas que pode ser facilmente contornado.

Começando por uma fácil identificação do remetente pela parte do cliente, escolher um email de envio em que o nome da sua empresa esteja incluído, facilita este processo inicial em que o cliente percebe que a informação já havia sido solicitada por ele. Ao mesmo tempo, mesmo que o email não seja aberto, funciona como um “reminder” que a marca existe e está ali.

Seguindo a identificação escrita da empresa, a identificação visual é igualmente importante e a melhor forma de levar o cliente a uma associação rápida da marca. Utilizar o logótipo da empresa no início da newsletter é então, crucial. Assim como, a descrição da mesma, pois mesmo que a imagem esteja inicialmente bloqueada no momento da abertura do email, o cliente já sabe que se trata de uma imagem e do conteúdo da mesma.


3 – Permitir resposta

No sentido de evitar o caminho à caixa de email Spam e garantir um Até Já do cliente, é crucial evitar a utilização de emails “no reply”, ou seja, que não permitam a resposta direta. Muitas marcas têm preferência por fornecer um email específico para tentativa de contacto, no entanto, isso só torna a comunicação cliente-empresa, um verdadeiro labirinto de comunicação! O que posteriormente se pode tornar em frustração e consequente perda de um potencial cliente.


4 – Número certo de elementos

O design! Até na conceção de um texto, pode existir a componente design embora pensemos que não. No entanto, a atenção à distribuição de palavras e apresentação de parágrafos deve ser sempre construída com atenção ao visual que se apresenta como “obra acabada”.

Ora vejamos: um texto corrido, com o mínimo de espaçamento entre linhas em que a 50 centímetros de distância só visualizamos um “borrão”? Pouco apelativo e sem design envolvido.

Numa campanha de email marketing é este tipo de design que se trata. De acordo com vários estudos, o ideal é ter 80% de texto e 20% de imagens resultando num design equilibrado que resulta “na vontade de ler” e clicar na informação para saber mais pormenores.


5 – Informação bem resumida e direta

Seja conciso e simples. O cliente deve perceber imediatamente o assunto que está a ser comunicado, ao mesmo tempo que o ajudará a manter o foco na criação de conteúdo. Hoje em dia é muito fácil uma pessoa distrair-se enquanto está a ler alguma coisa online pois existe um oceano de informação em redor a competir com a newsletter da sua empresa e é por isso que o texto deve estar concentrado numa única coluna para permitir uma leitura facilitada.

Aqui entra o conceito de copywriting. Textos atrativos que despertem e prendam a atenção do cliente e o levem a uma ação, como clicar nas hiperligações disponíveis.


6 – Informações de contacto

O contacto é uma das informação que nunca deve faltar pois o cliente deve ter sempre o processo de comunicação, o mais simplificado possível. O rodapé da newsletter é sempre uma boa localização a apostar para disponibilização desta informação pois já é quase de senso comum que estará lá.


7 – Unsubscribe

É um facto que este botão ou hiperligação, é opcional e obviamente ninguém gosta de ações ligadas ao sentido de “rejeição”, no entanto, deve ter sempre presente a opção para o cliente facilmente deixar de receber os seus emails. O ponto bastante positivo é que se assemelha à seleção natural e orgânica e à consequente redução de clientes insatisfeitos ou que não possuam interesse na sua informação.


8 – Revisão e Posterior análise

Antes de proceder ao envio da campanha de email marketing, peça a vários colegas para a lerem ou faça uma pausa e volte a abrir o email com os “olhos frescos” pois facilmente pudemos deixar passar erros ou gralhas, que se podem tornar bastante embaraçosos e que inicialmente, eram facilmente evitados!

Engana-se quem pensa que a campanha termina após a realização do envio dos emails: o trabalho continua. É importantíssimo monitorizar as taxas de abertura, cliques e de conversão, a fim de identificar o que pode ser melhorado no próximo envio, assim como o que gerou excelentes resultados.  


Abraçar o conceito de marketing digital e transformação digital é, sem dúvida, uma corrida de fundo mas é o quem feito as empresas beneficiarem de um conjunto de tecnologias emergentes para multiplicar oportunidades de crescimento do negócio. O custo para enviar e receber emails é quase zero e o retorno de uma campanha de email marketing pode ser muito grande, pois é criada uma relação de credibilidade entre a empresa e o cliente.


Embora a utilização de diversas estratégias seja algo necessário para o crescimento e desenvolvimento de um negócio que realmente seja lucrativo, atualmente, existem muitas estratégias de marketing digital disponíveis. Sendo bastante comum que um gestor de um negócio fique perdido no meio de todas as opções, uma estratégia bem estruturada, uma base de dados o mais segmentada possível e uma mensagem ajustada e que proporcione valor ao target pretendido é essencial e como tal em qualquer projeto, o serviço de Marketing Digital da INOVFLOW pode ser fornecido numa perspetiva de 360º, desde a consultoria até à implementação e apoio contínuo.


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Tatiana 1

Tatiana Santos

Digital Marketing Manager – INOVFLOW



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