Hackers sequestraram mais de 30 organismos públicos em 2019

Os riscos na cibersegurança evoluem a uma rapidez incrível que obriga as organizações a reforçar as políticas de deteção, resposta e recuperação de incidentes. Na área de cibersegurança , já desde o primeiro semestre de 2019, de acordo com os peritos, observou-se uma maior atividade hacktivista e entretanto já mais de três dezenas de organismos públicos foram alvo de “hackers” que conseguiram sequestrar os sistemas informáticos de câmaras e juntas de freguesia em Portugal.


O último caso conhecido ocorreu na semana passada, na Câmara Municipal de Vinhais. Os ficheiros já foram recuperados, no entanto, o sistema informático da autarquia continua inutilizável.

Os atacantes usam software nocivo para se apoderarem de sistemas e ficheiros, pedindo depois resgates exigidos muitas vezes em dinheiro, especificamente em bitcoin que é a moeda virtual cuja transferência e destinatário é praticamente impossível de rastrear.


Na maioria dos casos, os hackers infiltram-se através de esquemas de phishing: enviam e-mails falsos para todos funcionários municipais. Caso alguma das mensagens seja aberta, mesmo que por engano, os piratas ganham acesso ao sistema. O fenómeno, chamado “ransomware” afeta sobretudo empresas, embora agora já abranja os organismos públicos.

Quer saber rapidamente se a sua organização está protegida? Responda Aqui, ao Quiz que temos preparado para si e saiba a resposta na hora.

No nosso eBook Cibersegurança, avaliamos as principais ameaças a que deve estar atento e às boas práticas que deve seguir para ter o seu negócio sempre seguro e operacional e pode também fazer aqui o seu download gratuito! 


Como Sophos Gold Partners a INOVFLOW conta com uma equipa especializada em produtos Sophos, líder global em Cibersegurança, que lhe assegura as soluções de proteção necessárias para a segurança da sua empresa. A Sophos investe continuamente em tecnologias de proteção inovadoras para garantir que a sua empresa está protegida contra as ameaças mais recentes. Consulte as soluções do nosso parceiro:

Anti-vírus | Proteção Completa | Encriptação | Anti-Phishing | Anti-Ransomware | Gestão Mobile


Comments are closed.