7 benefícios do Marketing Digital para a sua empresa

Cada vez mais as empresas começam a entender que o Marketing Digital é muito importante para os resultados dos seus negócios.

Através do marketing digital pode atrair oportunidades, gerar relacionamentos e fortalecer a marca.

Ao utilizar o Marketing Digital estará a promover a sua marca e o seu produto através de vários meios digitais.

Por estarmos a falar de um ambiente online, irá conseguir atingir um enorme número pessoas, principalmente potenciais clientes e consumidores.

E o melhor disto, é que você não irá precisar de grandes investimentos para que a sua marca chegue ao seu público-alvo.

Descubra agora os 7 benefícios que o Marketing Digital pode oferecer para alavancar os seus negócios.


1. Garanta uma forte presença na internet

Já parou para pensar quantas vezes por dia você faz uma pesquisa no Google?

Quando pretende procurar por um produto, por uma empresa, uma morada, número de telefone, qualquer informação, onde faz essa pesquisa? No Google!

Investir em Marketing Digital é essencial para que os seus clientes e potenciais clientes consigam encontrar a sua empresa a qualquer momento, seja no Google ou nas redes sociais sociais.

É importante saber que para uma empresa ser considerada confiável no meio online e possuir uma forte presença digital, deve criar um site com domínio próprio, ou seja, com um nome específico que descreva a sua empresa e que será usado para a identificação na web.


2. Construa uma audiência qualificada

O Marketing Digital faz com que você consiga alcançar o maior número de pessoas, mas muito mais do que isso, ele ajuda a sua empresa a contactar com o seu público-alvo, ou melhor, nos seus potenciais clientes, que realmente interessam-se pelo seu produto ou solução, e que muito provavelmente irão comprar.

Faça pesquisas para entender quem são os seus clientes, quais os seus comportamentos, os seus hábitos de consumo e as suas profissões.

Divulgue a sua marca nas redes sociais, e através disso poderá avaliar quem gostou do seu conteúdo, e quem mostrou interesse pelos seus produtos.

Se tiver um blog, use a estratégia de pedir o endereço de email aos seus visitantes e se as pessoas subscreverem a newsletter, poderá depois enviar promoções e ofertas especiais para a sua lista de contactos.

Aproveite para pedir que as pessoas deixem os seus comentários e analise todos os feedbacks recebidos, sejam eles positivos ou negativos.

Isto irá permitir que conheça a opinião da sua audiência, e saber se está no caminho certo ou se tem algo a melhorar.


3. Fale com o seu público-alvo na hora certa

Esta é uma vantagem que está muito relacionada com o que acabamos de falar no ponto anterior.

Ou seja, para além de construir uma base de contatos qualificada, o marketing digital possibilita que você faça a interação no momento certo, ao falar com o público-alvo certo.

Como mencionamos no ponto anterior, é possível criar listas de contactos de acordo com os seus interesses, e direcionar as suas ações de marketing para que os consiga atingir no momento certo.

Sem contar, que o marketing digital facilita bastante a compreensão da jornada do cliente no funil de vendas.

Assim, você consegue oferecer a solução de acordo com o estágio no funil em que cada pessoa possa estar.

Por exemplo, se um possível cliente tem um problema e já tem noção do que é preciso para resolvê-lo, ele vai começar a pesquisar opções de produtos ou serviços que vão solucionar as suas necessidades.

Mas se ele ainda não sabe o que realmente precisa de facto, é possível educá-lo através de uma série de ações.

Estas ações podem não envolver diretamente a solução em si, mas oferecer apontamentos até que ele chegue à conclusão que a sua empresa e produtos são a melhor opção.


4. Destaque-se da concorrência

Já pesquisou se a sua concorrência está presente online? Muito provavelmente vai ter uma surpresa, e chegar à conclusão que todos os seus concorrentes têm pelo menos um site.

O marketing digital permite que pequenas e médias empresas consigam concorrer com as grandes empresas.

Mesmo para pequenas e médias empresas, o marketing digital é fantástico para ajudar essas empresas a continuarem a crescer e destacar-se no mercado mesmo com um baixo investimento.

Mas, afinal, como é que o marketing digital ajudar a sua empresa superar os seus concorrentes?

A chave para o sucesso no marketing digital, passa pela criação de conteúdo que seja relevante para a audiência e que desperte o interesse pela sua empresa e produtos.

Uma empresa que não possui um site, nem uma página no Facebook e não cria conteúdo que agregue valor, dificilmente vai ser encontrada pelos seus clientes e, muito menos, ganhar a sua preferência no momento da compra.


5. É mais barato do que investir em meios tradicionais

Mesmo com um baixo custo de investimento, é possível alavancar o seu negócio.

Através das ferramentas disponíveis para criar um plano de marketing, você consegue alcançar um alto poder de segmentação, personalização e otimização do conteúdo/site para que a sua empresa seja encontrada e conquistar clientes.

Isto não significa que o marketing digital seja gratuíto.

Por outro lado, como anunciar nos meios tradicionais (como tv, rádio e jornais) tem ficado cada vez mais caro, o marketing digital cresce como alternativa muito séria.

Isto é válido principalmente para as empresas que estão a começar. Além disso, nos meios offline há sempre um incógnita pois não há como saber ao certo com que público-alvo a sua empresa está a comunicar.


6. O marketing de conteúdo converte

A partir do momento em que sua empresa passar a criar conteúdo relevante para o público-alvo, irá perceber que converter um visitante do site em uma lead ou até mesmo num cliente, não é tão difícil como parece.

Desde que a sua estratégia seja bem segmentada, o marketing de conteúdo oferece maiores possibilidades de conversão.

Isto porque, ao contrário da publicidade tradicional, à qual estamos habituados, através do bom conteúdo e que seja relevante, poderá interagir com maior proximidade com o seu público-alvo.

Claramente, estará a fortalecer a relação a longo prazo com o seu público-alvo.

Ao oferecer ao seu público-alvo conteúdo relevante, faz com que fiquem interessados na sua empresa, com que crie uma relação, e por fim, acaba sempre por proporcionar um aumento nas taxas de conversão, que poderá ser uma venda.


7. Acompanhe os resultados

Com um bom trabalho de Marketing Digital, você consegue saber por exemplo, quantas pessoas visitaram o seu site, abriram o email que enviou, quantas clicaram num link, quantas compraram a partir de uma campanha, quantos likes você teve nas redes sociais e muito mais.

Ter conhecimento dos resultados, irá permitir com que tome as melhores decisões estratégicas.



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Vitor Almeida
Marketing Manager
INOVFLOW

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