Cibercrimes em Portugal poderão aumentar 300% até ao final de abril

Os recentes indicadores da Procuradoria-Geral da República, revelaram que os cibercrimes cometidos em Portugal tiveram um aumento exponencial desde o início da pandemia do COVID-19, e poderão aumentar 300% até ao final de Abril.

O número de crimes praticados nesta área multiplicou-se de forma muito expressiva em março, com um aumento de 230%, tendo em consideração valores de fevereiro e ainda mais em abril: 165% apenas até ao dia 16.

Segundo o relatório, a manter-se esta tendência de crescimento, o aumento percentual de abril poderá ser superior a 300%.

Estamos perante um assunto muito sério…


Qual tem sido o crescimento em 2020?


As queixas de crimes praticados online, aumentaram consistentemente entre 2016 e 2019. Além de existir uma progressão no número de queixas nos últimos anos, as denúncias recebidas em 2020 até ao dia 16 de abril, já superaram o total de 2018 e aproximam-se do total de queixas em 2019.

O relatório revelou ainda que, houve um aumento considerável de queixas pela prática de crimes em março e abril.

Foram recebidas até ao dia 16 de abril 162 queixas e reencaminhadas para abertura de inquérito 28, enquanto no ano passado foram denunciadas 193 situações, das quais 67 deram origem a um inquérito no Ministério Público.

Nos dois primeiros meses do ano o gabinete recebeu 40 queixas, tendo encaminhado nove para abertura de inquérito.

Em março foram recebidas 46 denúncias e 13 encaminhadas para inquérito-crime e até 16 de abril já foram rececionadas 76 denuncias, das quais 6 darão origem a um inquérito.


Qual o tipo de criminalidade mais frequente?


São na sua maioria referentes a este tipo fraudes:

– Utilização da aplicação de pagamentos MB WAY;

– Difusão de mensagens de email e SMS contendo malware (vírus informáticos);

– Campanhas de ‘phishing’ e extorsão por email.



Gostaria de saber como pode proteger toda a informação da sua empresa?


A INOVFLOW, como Sophos Gold Partners,  conta com uma equipa especializada em produtos Sophos, líder global em cibersegurança, que lhe assegura as soluções de proteção necessárias para a segurança da sua empresa.


Quem é a Sophos?

Sophos é um fabricante e fornecedor de software e de hardware de segurança, incluindo antivírus, anti-spyware, anti-spam, controle de acesso de rede, software de criptografia e prevenção de perda de dados para desktops, servidores para proteção de sistemas de e-mail e filtragem para gateways da rede. Conheça as vantagens da Sophos aqui.


Por que deve escolher a Sophos?



Pretende obter mais informações sobre as funcionalidades de proteção e prevenção da Sophos? Não hesite em enviar-nos uma mensagem.



duartesilva

Duarte Silva
IT Business Manager
INOVFLOW

Comments are closed.