Digitalização e agilização do negócio na Sotecnisol

Com o Eye Peak, a inovadora plataforma de WMS (Warehouse Management System) do nosso parceiro PRIMAVERA, a Sotecnisol tornou a gestão dos seus armazéns mais ágil, integrada e automatizada, garantindo um melhor serviço aos seus clientes. Este importante projeto mereceu destaque no website da Sotecnisol, e a INOVFLOW agradece a confiança depositada mais uma vez na nossa equipa!

 

O Desafio da Sotecnisol

Com a qualidade do serviço ao cliente e a satisfação da equipa no centro da sua atividade, a Sotecnisol precisava tornar a gestão dos seus armazéns mais ágil e automatizada. Por um lado, para garantir uma entrega mais rápida e sem falhas das mercadorias e, por outro, para facilitar o trabalho dos colaboradores, eliminando tarefas manuais, morosas e propensas a erros.

 

A Solução – Eye Peak da PRIMAVERA

Para tal, a Sotecnisol selecionou e implementou, em parceria com a INOVFLOW, o Eye Peak da PRIMAVERA. O Eye Peak permitiu à Sotecnisol uma gestão integrada de todos os processos, desde a receção, passando pelo armazenamento, até à expedição das mercadorias:

  • Otimização do espaço de armazenamento
  • Eliminação das perdas de mercadorias
  • Inventário permanente e em tempo real dos vários armazéns
  • Rastreabilidade, desde a receção da mercadoria até à expedição
  • Redução dos erros de conferência e expedição
  • Preparação da expedição ágil e rigorosa
  • Entregas na hora exata, na quantidade certa e com a qualidade desejada
  • Informação de apoio à decisão em tempo real

 

Um dos pontos críticos para a Sotecnisol era a questão do picking (preparação dos pedidos) nos diversos armazéns existentes – Lisboa, Porto, Coimbra e Olhão. O objetivo era acabar definitivamente com qualquer tipo de falha, conhecer bem a mercadoria dentro de portas e acautelar a eficiência dos vários processos envolvidos.

 

Os Resultados

Com o Eye Peak, a Sotecnisol conseguiu uma gestão eficiente de todos os artigos, através de mecanismos que auxiliam a marcação; a caraterização; a identificação das unidades logísticas e localizações para arrumação e picking; os formatos de armazenamento, receção e expedição; o controlo de lotes; as datas de validade; os nº de série e o controlo de qualidade. De facto, a solução ajuda a associar a cada artigo um conjunto de informação que simplifica fortemente a preparação da expedição, por um lado, e confere rigor e qualidade ao serviço prestado, por outro.

O Eye Peak também possibilitou à Sotecnisol obter fluxos de trabalho totalmente orientados à produtividade. Sempre que dá entrada uma encomenda, a solução sugere um conjunto de tarefas para a sua satisfação, distribuídas de acordo com o perfil dos operadores e equipamentos que movimentam. O gestor consegue monitorizar em tempo real a execução dos trabalhos planeados, as tarefas pendentes, as ações em curso e aquelas que já estão concluídas. Um sistema de alertas garante que nada do que está planeado fica por concretizar.

Um layout moderno e intuitivo tem garantido uma rápida familiarização e adoção por toda a equipa, o que deixa a Sotecnisol confiante de que esta é e continuará a ser uma aposta para o futuro. Ainda muito há a fazer, mas o caminho da excelência faz-se assim – passo a passo.

 

O papel da INOVFLOW

De acordo com Paulo Gonçalves, Senior Consultant e Responsável da INOVFLOW que acompanha a Sotecnisol desde 2008:

“Este projeto representou uma responsabilidade e desafio acrescidos face às particularidades do setor da construção em termos de stockagem e preparação das mercadorias. Mas a estreita parceria e verdadeiro trabalho em equipa entre a Sotecnisol, a INOVFLOW e a PRIMAVERA permitiram ir ultrapassando as dificuldades e atingir os excelentes resultados a que o Eye Peak sempre nos habituou. Neste momento, a solução já está implementada e em funcionamento em Olhão e Coimbra, estando previsto arrancar com o armazém do Porto até dia 11 de novembro e logo de seguida o armazém da sede em Lisboa. Os operadores têm demonstrado uma excelente recetividade e adaptação à solução e aos novos processos, reconhecendo que existem claras mais valias. Vamos continuar a trabalhar para que este projeto seja uma pedra angular no crescimento e na otimização do negócio da Sotecnisol.”

 

Se quiser saber como o Eye Peak também pode ajudar a sua organização a ser mais ágil e produtiva em termos de gestão de armazéns, agende uma demonstração e conte com todo o nosso apoio e experiência como PRIMAVERA Premium Partner!

 

Comments are closed.