INOVFLOW reforça Compromisso Pagamento Pontual

A INOVFLOW orgulha-se de anunciar que no âmbito do programa Compromisso Pagamento Pontual, foi-nos atribuído o diploma de membro do Compromisso de Pagamento Pontual 2018, reforçando a continuidade da nossa honra para com esta iniciativa. Já são  1.016 empresas a renovar o seu Compromisso e é com agrado que afirmamos fazer parte do número de empresas e entidades que cumprem os seus prazos pagamento.

 

O Compromisso Pagamento Pontual resulta da união das entidades ACEGE, IAPMEI, CIP e APIFARMA que lutam contra a triste realidade de que mais de 80% das empresas não cumpre os prazos de pagamento (segundo dados de Janeiro 2018 da InformaDb). O não cumprimento dos prazos de pagamento acordados com os fornecedores constitui uma ferida no nosso tecido económico, traduzindo-se em custos financeiros associados, falências, desemprego e concorrência desleal.

 

Neste sentido, há uma necessidade de sensibilização para a criação de uma nova cultura de pagamentos. Na adesão ao Compromisso Pagamento Pontual, as empresas comprometem-se nomeadamente:

  • A ter prazos efectivos de pagamento aos fornecedores, de acordo com a legislação em vigor, e a cumprir os prazos acordados;
  • A ter instruções claras e os procedimentos internos necessários para que os pagamentos sejam efetuados até à data de vencimento das facturas;
  • A dar conhecimento por escrito aos colaboradores envolvidos no processo de faturação e pagamento e aos principais fornecedores da adesão a este compromisso;
  • A solicitar a suspensão ou cancelamento deste compromisso sempre que a empresa não o possa cumprir, temporária ou permanentemente.

 

O PORQUÊ DESTA INICIATIVA?

“Um princípio que parece básico na vida das empresas, acaba por se transformar numa séria ameaça à sua sobrevivência. Esta cultura de permissividade e de irresponsabilidade na economia portuguesa, a qual parece estar profundamente enraizada como factor cultural, tem de ser contrariada, sob pena de muitas pequenas e médias empresas poderem vir a sucumbir, caso tal não aconteça.”, comunica a Direção da ACEGE.

Na inexistência de uma cultura nacional de “pagamento no prazo acordado aos fornecedores”, aliamo-nos a este projeto para convidar e desafiar o maior número de empresas a comprometerem-se a pagar atempadamente aos seus fornecedores, para o bem de todos os envolventes.

 

Acreditamos que o pagamento no prazo acordado constitui uma obrigação básica e é uma boa prática de gestão que deve ser impulsionada. Para aderir e reforçar a credibilidade e confiança da sua empresa no mercado, aceite o desafio Compromisso Pagamento Pontual. Juntos contribuímos para um Portugal melhor.