OneDrive ganha proteção contra Ransomware

A Microsoft anunciou o reforço da proteção do serviço cloud OneDrive com a solução Files Restore e prepara-se para introduzir mais suporte de encriptação ao serviço de email Outlook, nas próximas semanas.

Inicialmente estas possibilidades estavam restritas ao OneDrive for Business, tendo agora sido estendidas para o plano Home e Personal, garantido uma maior segurança de dados.

A proteção OneDrive vem tornar mais fácil recuperar de ataques ransomware. Se um computador estiver infetado com ransomware, este irá espalhar-se ficheiro a ficheiro, encriptando-o até que se pague o resgate para obter a chave que retorna os arquivos ao seu estado original. O mesmo pode acontecer na cloud. Por esse motivo, a Microsoft quer ajudar a proteger os dados dos seus utilizadores, introduzindo novas medidas de proteção. No entanto, o seu uso requer uma assinatura paga do Office 365.  Os subscritores do Office 365 têm agora a possibilidade de recuperar os seus ficheiros e versões armazenados desde há 30 dias, podendo retomar o ponto em que os ficheiros começaram a ser infetados.

Descobrir quando é que o ransomware começou a afetar esses ficheiros também será possível através dos sistemas de deteção automática da Microsoft. No caso de os ficheiros terem sido afetados, os utilizadores serão alertados e irão receber indicações de opções de recuperação disponíveis, feitas com um único clique. A Microsoft vai alertar os utilizadores através de mensagens: correio eletrónico, notificações “pop up”, entre outras. Esta recuperação de arquivos não vai ocupar espaço adicional caso tenha eliminado arquivos de forma intencional nos últimos 30 dias, sendo que poderá ver este espaço de armazenamento disponível de forma normal.

Além destes recursos, a Microsoft adicionou ao OneDrive a opção de proteger por senha os links de compartilhamento para tornar mais seguro o compartilhamento de arquivos ou pastas com conteúdo confidencial. Brevemente, o Outlook também será dotado dos mesmos requisitos integrando a criptografia nos emails.

“Com o incremento da presença e da sofisticação de ameaças online como vírus, ransomware e esquemas de phishing, é cada vez mais importante ter a proteção adequada e as ferramentas para ajudar a proteger e evitar que os seus dispositivos, informação pessoal e ficheiros sejam comprometidos”, disse Kirk Koenigsbauer, vice-presidente do Office 365. Mesmo fazendo uma navegação inteligente e outras boas práticas de comportamento na Internet, as ameaças existem e podem afetar qualquer um, não implicando que esteja livre do ransomware. Formatar o PC poderia ser uma solução apelativa, mas estará disposto a apagar todos os seus ficheiros? A Microsoft responde a esta questão sugerindo que se carreguem todos os ficheiros relevantes o mais breve possível.

Fale connosco para escolhermos juntos um plano à medida da sua empresa!