Faturação Eletrónica – empresas têm menos de 6 meses para se adaptarem

É já a partir do dia 1 de janeiro de 2019 que a obrigatoriedade da faturação eletrónica para a Administração Pública entrará em vigor. As empresas que trabalham ou tencionam começar a trabalhar com o Estado têm então menos de seis meses para ter o sistema de faturação eletrónica totalmente operacional, de acordo com a legislação que resulta da transposição da Diretiva Europeia 2014/55/UE.

Segundo o número 1 do artigo 9.º – Norma transitória -, “Até 31 de dezembro de 2018, os cocontratantes podem utilizar mecanismos de faturação diferentes dos previstos no artigo 299.º-B do Código dos Contratos Públicos […]”.

O projeto piloto da Fatura Eletrónica na Administração Pública foi iniciado em setembro de 2015 e já se encontra em curso, comtemplando nesta primeira fase, um conjunto de empresas fornecedoras da Administração Pública, com vista à definição e implementação no terreno das melhores soluções de funcionamento do sistema (segundo a eSPap).

A menos de seis meses da fatura eletrónica nos contratos públicos se tornar obrigatória, o tema já gera alguma preocupação entre as empresas portuguesas. Embora a faturação eletrónica já seja uma realidade em Portugal, ainda há algum desconhecimento sobre as vantagens e ainda restam dúvidas sobre os custos e as opções disponíveis. São várias as vantagens que a faturação eletrónica abarca, mas as mais imediatas estão associadas à redução de custos de todo o processo de faturação.

Para que as empresas possam beneficiar de todas estas vantagens, é importante que a transição seja feita de forma integrada e funcional. Se a sua empresa ainda não implementou um sistema de faturação eletrónica, este é o momento ideal para o fazer. Para que todas as fases do processo sejam realizadas dentro do tempo previsto e para que se possa ultrapassar todos os desafios que um projeto deste carácter abrange, é importante que as empresas reconheçam a sua urgência.

Como Business Partner da YET, a INOVFLOW conta com anos de experiência na implementação de um EDI (Intercâmbio Eletrónico de Dados) seguro e de um sistema de faturação eletrónica eficiente. Com as soluções do nosso parceiro YET, as transações eletrónicas são rápidas, simples e sem falhas, e o processamento de faturas deixa de ser um problema que lhe toma tempo.

 

Confira as vantagens da nossa solução de faturação eletrónica:

– Diminuição de custos na produção de documentos
– Maior rapidez nas transações e eficiência administrativa

– Maior segurança na entrega
– Facilidade de consulta e arquivo dos documentos
– Total integração com o ERP PRIMAVERA

 

A INOVFLOW disponibiliza-se para apoiar a sua empresa nesta fase de transição, assegurando a obrigatoriedade legal da forma mais simples possível.

 

Fale connosco e saiba tudo sobre as nossas soluções de transações eletrónicas!

 

Comments are closed.