Centro Nacional de Cibersegurança alerta para campanhas associadas ao COVID-19

Com o aumento dos receios relacionados com o COVID-19 (Coronavírus) aumentam as ameaças cibernéticas. Desta vez, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) alerta os cidadãos e as empresas para as ameaças.

A atual pandemia associada à propagação do vírus COVID-19, tem sido uma oportunidade aproveitada por hackers para criarem um conjunto de ataques.


Destacamos alguns tópicos que deve estar atento:


1- Campanhas de Phishing

Os hackers estão a enviar campanhas de phishing (por email, SMS ou por redes sociais) em nome de entidades oficiais como a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF ou centros de investigação e laboratórios do setor da saúde, com informações sobre o COVID-19, onde se incluem ficheiros em anexo, com o objetivo de “roubar” os dados pessoais das pessoas ou para a instalação de malware nos seus dispositivos.



2- Divulgação de plataformas digitais ou de aplicações para dispositivos móveis

Estão a ser divulgadas plataformas digitais ou aplicações onde aparentam mostrar informação live sobre a pandemia (exemplo: mapas dinâmicos de contágio, mas que estão, na realidade, orientados para a infeção de equipamentos com malware, inclusive da tipologia ransomware).



3- Esquemas de fraude digital

Iniciativas de crowdsourcing estão a ser criadas como parte de esquemas de fraude digital partilhados por email ou em redes sociais, onde o objetivo é a recolha de donativos para falsas campanhas de compra de material médico ou de proteção pessoal.



4- SMS enviados

Estão a ser enviadas SMS a informar, que de acordo com a lei, estão a ser aplicadas medidas extraordinárias para o combate ao COVID-19, e que todos os cidadãos nacionais serão vacinados, sendo garantido um reembolso dos custos pelo governo. Para que isso aconteça, basta que que seja pago um valor indicado na SMS e que depois através do registo no link seriam posteriormente ressarcidos.



Gostaria de saber como pode proteger toda a informação da sua empresa?


A INOVFLOW, como Sophos Gold Partners,  conta com uma equipa especializada em produtos Sophos, líder global em cibersegurança, que lhe assegura as soluções de proteção necessárias para a segurança da sua empresa.


Quem é a Sophos?

Sophos é um fabricante e fornecedor de software e de hardware de segurança, incluindo antivírus, anti-spyware, anti-spam, controle de acesso de rede, software de criptografia e prevenção de perda de dados para desktops, servidores para proteção de sistemas de e-mail e filtragem para gateways da rede. Conheça as vantagens da Sophos aqui.


Por que deve escolher a Sophos?



Pretende obter mais informações sobre as funcionalidades de proteção e prevenção da Sophos? Não hesite em enviar-nos uma mensagem.



duartesilva

Duarte Silva
IT Business Manager
INOVFLOW

Comments are closed.