Desafios do Setor Logístico

A sua empresa está preparada para os desafios do setor logístico? Nos dias de hoje, o setor logístico possui um papel bastante importante nos processos económicos entre empresas e clientes e empresas e fornecedores. Este setor é, habitualmente, associado apenas ao transporte de mercadorias, porém é uma área de gestão mais complexa.

Com a crescente globalização da economia e maior exigência dos consumidores, são vários os desafios que este setor vai enfrentando. A produtividade deve ser otimizada e é preciso garantir uma entrega eficaz do produto, reduzindo os chamados “impasses” nas vendas. Devido à crescente dinâmica da informação e de equipamentos tecnológicos, a utilização de softwares de apoio logístico torna-se urgente.

O aumento da complexidade da cadeia de abastecimento, devido às fases de produção, armazenamento e distribuição dos produtos (que muitas vezes se encontram em locais distintos), o crescimento do e-commerce e a necessidade do “já”, do cliente final, são desafios que as empresas têm de ultrapassar. Muitas já o fazem recorrendo a softwares específicos.

É através de softwares de logística como o Eye Peak que se consegue reduzir custos e contornar os vários desafios do setor logístico. O Eye Peak controla a rota dos produtos dentro do armazém, possibilita a redução de erros operacionais, permite a visualização dos recursos humanos necessários para executar as operações e permite redução de custos com o transporte, através do planeamento da rota adequada.  Os erros de stock serão minimizados com um processo de controlo muito mais rigoroso. Também terá acesso a alertas que o software dispara quando um produto se encontra próximo do fim de stock.

Em Portugal, o e-commerce começa a ganhar terreno, representando mudanças na cadeia de abastecimento e no próprio setor logístico. Os inúmeros desafios que o e-commerce acarreta só serão ultrapassados através de abordagens inovadoras. Essas abordagens assentam em processos, organização, tecnologias, e infraestruturas. Para uma boa gestão do processo logístico, surge a necessidade de apoio de um software de gestão que ajude a controlar o processo de produção, o stock, as entregas e possíveis custos desnecessários. O software permitirá, de forma ágil, um fluxo de operação controlado e um retorno da informação em tempo real. Uma empresa que não tenha, no seu site dados como a quantidade de produtos em stock, uma previsão do tempo de entrega ao cliente e diversas outras informações dos seus produtos, corre o risco de ser ultrapassada e deixada para trás.

Não obstante, poderá olhar para uma solução de logística como uma fonte de informações estratégias. E como é que tal é possível? Com o software de gestão vai poder:

  • Ter acesso a informações preciosas que o ajudarão a tomar decisões estratégicas,
  • Saber a quantidade e valor dos produtos que tem em stock (facilitando a gestão de encomendas),
  • Saber a quantidade de produtos que foram expedidos (tendo um controlo rigoroso dos produtos com mais e menos saída),
  • Verificar a sazonalidade de cada tipo de produto,
  • Ter uma noção da produtividade da equipa associada a cada processo e até mesmo do processo de transporte das mercadorias.

 

Veja como o Eye Peak ajudou a Tecnisol a superar os desafios do setor logístico e não hesite em contactar-nos!

Comments are closed.