Aviso do Windows 10: malware ignora software de segurança

Especialistas da área de cibersegurança estão a investigar um malware particularmente desagradável que pode ignorar a segurança do Windows 10 – a ameaça inclui uma nova variação de ransomware conhecida como Snatch e tem como alvo o círculo empresarial de várias indústrias desde 2018.

De acordo com especialistas da Sophos que publicaram um relatório sobre o malware Snatch, este foi modificado recentemente de maneira a ignorar efetivamente as medidas de segurança do Windows 10. No entanto pode ser executado na maioria das versões do Windows, desde o Windows 7 até as versões de 32 e 64 bits do Windows 10. E isto é possível porque o executável Snatch força as máquinas Windows infetadas, a reiniciar imediatamente no Modo de Segurança, de modo a burlar a segurança endpoint, incluindo softwares de antivírus, que geralmente não são executados no Modo de Segurança.

A Sophos recomenda que, para atenuar o risco do Snatch, as organizações devem “abster-se de expor a interface RDP e a Internet desprotegida e implementar imediatamente a autenticação multifator para usuários com privilégios administrativos”.

Embora a equipa de hackers responsáveis pelo Snatch estejam, por agora, focados em usuários corporativos, a ameaça pode chegar aos consumidores. Portanto, os usuários domésticos devem observar os mesmos princípios básicos de mitigação de ransomware que se aplicam aos negócios.

No nosso eBook Cibersegurança, avaliamos as principais ameaças a que deve estar atento e às boas práticas que deve seguir para ter o seu negócio sempre seguro e operacional e pode também fazer aqui o seu download gratuito! 

Como Sophos Gold Partners a INOVFLOW conta com uma equipa especializada em produtos Sophos, líder global em Cibersegurança, que lhe assegura as soluções de proteção necessárias para a segurança da sua empresa. A Sophos investe continuamente em tecnologias de proteção inovadoras para garantir que a sua empresa está protegida contra as ameaças mais recentes. Consulte as soluções do nosso parceiro: Antivírus | Proteção Completa | Encriptação | Anti-Phishing | Anti-Ransomware | Gestão Mobile

Comments are closed.