Quais as medidas essenciais para a sua empresa não sofrer ataques cibernéticos?

Nos dias de hoje as empresas lutam cada vez mais com as ciberameaças, devido à constante transformação digital. 

Em Portugal, as empresas procuram por profissionais especializados e as melhores soluções de segurança, por forma a conseguirem proteger toda a informação do seu negócio.

É uma verdade que muitos gestores delegam as questões de segurança para segundo plano, muitas vezes por desconhecimento dos riscos ou por razões financeiras, no entanto, estão são decisões que no futuro podem ser bastante dispendiosas.


Fique a conhecer algumas medidas essenciais para a segurança da informação da sua empresa:


Estratégia

É cada vez mais importante que a sua empresa tenha um plano de segurança que esteja documentado e alinhado com os seus processos de negócio, por forma a que todos estejam preparados para um ciberataque. A empresa deve comunicar aos seus colaboradores que este plano é confidencial.



Formação

O descuido humano é ainda a principal causa dos ataques, dificultando assim a eficácia do plano de cibersegurança. A sua empresa deve ter recursos internos ou externos com a capacidade para formar regularmente todos os seus colaboradores.  



Parceiros

É de extrema importância que a sua empresa tenha um parceiro de confiança e com know-how na área da cibersegurança, de forma ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções para proteger toda a informação da sua empresa.



Tecnologia

A sua empresa deve sempre adequar as soluções tecnológicas de cibersegurança existentes ao seu negócio, tendo em conta o nível de risco associado.



Uma vez que existem múltiplos vetores de ataque é necessário escolher e implementar soluções de segurança multicamada na infraestrutura:


Endpoints e Servidores

Existem dados que podem estar sujeitos a malware, uma vez que continuam a ser criados, acedidos e armazenados em endpoints.

Com o crescente aumento dos tipos de malware, é muito importante que a sua empresa reforce a segurança destes sistemas.

Poderá reforçar a segurança dos endpoints com tecnologia de encriptação, por forma a enfrentar possíveis situações de roubo ou perda de equipamentos e ainda de tecnologia de autenticação de dois fatores (2FA).



Segurança de Perímetro

Outro aspeto que a sua empresa deve ter, é a segurança do perímetro, impedindo assim ligações indevidas à rede da sua empresa. Soluções como a United Threat Management (UTM), permitem que consiga aplicar regras de segurança no que diz respeito à entrada e saída de tráfego de rede e acessos remotos.



Backup e Disaster Recovery

Se sofrer um ataque ou uma perda ou falta de acesso aos dados (ex: ransomware), é muito importante que a sua empresa consiga agir de acordo com os planos e soluções de backup e disaster recovery.

Quanto maior for o tempo de recuperação dos dados e a normalização da operação, maior será o seu prejuízo.

Para concluir, é importante que a sua empresa veja a tecnologia como um investimento e não como um custo, as suas preocupações com a cibersegurança vão ser menores, diminuindo consideravelmente a superfície de risco.



Pretende saber como pode proteger toda a informação da sua empresa?


A INOVFLOW, conta com uma equipa especializada em produtos Sophos, líder global em cibersegurança, que lhe assegura as soluções de proteção necessárias para a segurança da sua empresa.


Quem é a Sophos?

Sophos é um fabricante e fornecedor de software e de hardware de segurança, incluindo antivírus, anti-spyware, anti-spam, controle de acesso de rede, software de criptografia e prevenção de perda de dados para desktops, servidores para proteção de sistemas de e-mail e filtragem para gateways da rede.


Por que deve escolher a Sophos?



Pretende obter mais informações sobre as funcionalidades de proteção e prevenção da Sophos? Não hesite em enviar-nos uma mensagem.



duartesilva

Duarte Silva
IT Business Manager
INOVFLOW

Comments are closed.