7 tipos de ataques de hackers que a sua empresa pode sofrer

Uma das grandes preocupações das empresas é serem vítimas de uma invasão mal intencionada. Cada vez mais temos assistido a um aumento dos ataques de hackers, devido à grande quantidade de informações confidenciais que as empresas possuem.

Tem sido adotada por várias empresas uma estratégia para assegurar a segurança de todos os dados e impedir que os hackers consigam aceder a esses mesmos dados.

Com uma boa estratégia e implementando soluções de segurança, a sua empresa poderá garantir que todos os seus arquivos estarão protegidos e a fácil do alcance do cibercriminosos.


Fique a conhecer 7 ataques de hackers que a sua empresa pode sofrer:


1- Ransomware

O ransomware tem como objetivo bloquear o acesso a todos os arquivos do servidor, e apenas serão libertados após o pagamento de uma quantidade grande de dinheiro, sendo que o valor do “resgate” será sempre definido pelo próprio criminoso.

Com este ataque, o hacker passa a ter total controlo dos arquivos e informações da sua empresa, e uma vez que os controla remotamente, fica ainda mais difícil de identificar o problema. 

Os cibercriminosos fazem com que o utilizador clique num link e instale no seu computador um virus. Este link parece bastante credível, o que leva a que as pessoas não suspeitem de nada.



2- Phishing

O phishing é geralmente realizado em forma de e-mail, em que os cibercriminosos fazem com que os utilizadores, sem saberem que estão a ser apanhados pelos cibercriminosos, revelem informações confidenciais como passwords e dados bancários, entre outras.



3- Port Scanning Attack

Este malware o que faz é procurar no servidor vulnerabilidades no sistema de segurança. Se receber alguma mensagem em que existe uma “porta” disponível, este malware irá explorar tudo e poderá ter acesso aos arquivos que estão no servidor.



4- DDoS Attack

Este ataque tem como objetivo sobrecarregar as atividades do servidor de um computador, fazendo com que fique lento e não consiga aceder aos sites.

Quando um site fica indisponível, os utilizadores não irão conseguir aceder ao seu site, o que poderá originar perda de vendas ou não conseguirem aceder aos seus serviços.



5- Cavalo de Troia

Esta é uma das ameaças mais conhecidas, e este malware só irá funcionar com a “autorização” do utilizador. Para que isto aconteça, o utilizador clicou por exemplo em algum anexo que veio num email suspeito ou desconhecido.

Existem vários objetivos que os cibercriminosos pretendem objetar com este malware: roubar informações pessoais ou parar algumas funções do seu computador.



6- Ataques de força bruta

Este ataque consiste no furto de passwords através de diversas tentativas de combinação de utilizador e password. Quando os cibercriminosos tiverem esta informação, poderão enviar diversas mensagens, em que o remetente é conhecido, com conteúdos como phishing e spam.



7- Ataques internos

Os ataques desta natureza, podem ser realizados por pessoas mal intencionadas. Estes ataques internos podem ser feitos por pen’s infectadas, instalações de sistemas, uso de malwares nos computadores ou inúmeras situações prejudiciais.



Algumas dicas para que a sua empresa pode seguir para se proteger:

  • Instale um bom software de segurança que ofereça uma proteção completa de acordo com as necessidades da sua empresa;
  • Altere com frequência as suas passwords;
  • Desconfie sempre de emails em que a mensagem parece oferecer algo surpreendente. Os malwares podem estar escondidos nos anexos;
  • Tenha atenção aos recursos de segurança oferecidos pelo servidor: proteção do número de IP, bloqueio de malwares e sites de phishing;
  • Faça um backup regular dos seus dados;
  • Mantenha sempre o sistema operacional atualizado. Ao manter o seu sistema desatualizado, poderá estar mais vulnerável a ataques.


Pretende saber como pode proteger toda a informação da sua empresa?


A INOVFLOW, conta com uma equipa especializada em produtos Sophos, líder global em cibersegurança, que lhe assegura as soluções de proteção necessárias para a segurança da sua empresa.


Quem é a Sophos?

Sophos é um fabricante e fornecedor de software e de hardware de segurança, incluindo antivírus, anti-spyware, anti-spam, controle de acesso de rede, software de criptografia e prevenção de perda de dados para desktops, servidores para proteção de sistemas de e-mail e filtragem para gateways da rede.


Por que deve escolher a Sophos?



Pretende obter mais informações sobre as funcionalidades de proteção e prevenção da Sophos? Não hesite em enviar-nos uma mensagem.



Descubra o nosso ebook Cibersegurança nas PMEs

Neste ebook avaliamos as principais ameaças a que deve estar atento e as boas práticas que deve seguir para ter o seu negócio sempre seguro e operacional.

Faça o download aqui.




duartesilva

Duarte Silva
IT Business Manager
INOVFLOW

Comments are closed.