comercial@inovflow.pt
214 252 730
INOVFLOW
Acesso Remoto:
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Junta-te à nossa equipa
    • Política de Qualidade
    • Prémios e reconhecimentos
    • Os nossos parceiros
  • Soluções
    • Primavera
      • Conheça o ERP PRIMAVERA
      • Eye Peak | Gestão de Armazéns
      • Valuekeep | Gestão de Manutenção
      • Business Analytics
      • BA Sales Lite
      • Office Extensions
      • YET | Faturação Eletrónica
      • Portal de Compras
      • Recursos Humanos
      • Omnia Employee
      • Omnia Platform
      • Dynamics CRM Connector
      • Integrador E-Commerce
    • Soluções Setoriais
      • PRIMAVERA | Manufacturing
      • PRIMAVERA | Construction
      • PRIMAVERA | Public Sector
      • PRIMAVERA | Contabilidade
      • PRIMAVERA | TLIM
      • PRIMAVERA | Pssst!
    • CRM e Produtividade
      • Dynamics CRM 365 for Sales
      • Microsoft 365 | Office 365
      • Power BI
      • Integrador CRM e ERP PRIMAVERA
    • Segurança
      • Sophos Proteção Completa
      • Mobile Security
      • Intercept X Endpoint
      • XG Firewall
      • SafeGuard Encryption
      • Sophos Phish Threat
    • Infraestruturas IT
      • Equipamentos Informáticos
      • Licenciamento Software
      • Virtualização
      • Servidores Cloud
      • MICROSOFT Azure
      • Backup e Disaster Recovery
  • Serviços
    • Software de Gestão
      • Implementação de Softwares de Gestão
      • Desenvolvimento à medida
      • Suporte e Manutenção PRIMAVERA
    • IT
      • Consultoria IT
      • Suporte e manutenção informática
      • Diagnóstico IT
    • Marketing Digital
      • Desenvolvimento de Websites e Lojas Online
      • Serviços
      • Integrador E-Commerce PRIMAVERA
  • Conteúdos
    • Artigos
    • Ebooks
    • Infográficos
    • Casos de Sucesso
  • Contactos
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Junta-te à nossa equipa
    • Política de Qualidade
    • Prémios e reconhecimentos
    • Os nossos parceiros
  • Soluções
    • Primavera
      • Conheça o ERP PRIMAVERA
      • Eye Peak | Gestão de Armazéns
      • Valuekeep | Gestão de Manutenção
      • Business Analytics
      • BA Sales Lite
      • Office Extensions
      • YET | Faturação Eletrónica
      • Portal de Compras
      • Recursos Humanos
      • Omnia Employee
      • Omnia Platform
      • Dynamics CRM Connector
      • Integrador E-Commerce
    • Soluções Setoriais
      • PRIMAVERA | Manufacturing
      • PRIMAVERA | Construction
      • PRIMAVERA | Public Sector
      • PRIMAVERA | Contabilidade
      • PRIMAVERA | TLIM
      • PRIMAVERA | Pssst!
    • CRM e Produtividade
      • Dynamics CRM 365 for Sales
      • Microsoft 365 | Office 365
      • Power BI
      • Integrador CRM e ERP PRIMAVERA
    • Segurança
      • Sophos Proteção Completa
      • Mobile Security
      • Intercept X Endpoint
      • XG Firewall
      • SafeGuard Encryption
      • Sophos Phish Threat
    • Infraestruturas IT
      • Equipamentos Informáticos
      • Licenciamento Software
      • Virtualização
      • Servidores Cloud
      • MICROSOFT Azure
      • Backup e Disaster Recovery
  • Serviços
    • Software de Gestão
      • Implementação de Softwares de Gestão
      • Desenvolvimento à medida
      • Suporte e Manutenção PRIMAVERA
    • IT
      • Consultoria IT
      • Suporte e manutenção informática
      • Diagnóstico IT
    • Marketing Digital
      • Desenvolvimento de Websites e Lojas Online
      • Serviços
      • Integrador E-Commerce PRIMAVERA
  • Conteúdos
    • Artigos
    • Ebooks
    • Infográficos
    • Casos de Sucesso
  • Contactos
HomeArtigos Gestão de obras: 10 processos que pode automatizar no setor da construção

Gestão de obras: 10 processos que pode automatizar no setor da construção

4 de Junho, 2018 By inovflow Comments are Off gestão de obras, primavera construction

Numa altura em que revitalização do setor da construção avança e ganha novo dinamismo, fica para trás uma crise que afetou todas as áreas relacionadas com o setor. Nesta nova fase é tempo de as empresas repensarem e transformarem os seus modelos de negócio para as oportunidades que emergem, otimizando os processos de gestão de obras, melhorando a capacidade e qualidade de resposta, e procurando soluções tecnológicas que permitam materializar e tornar mais competitiva a sua estratégia no mercado.

Os modelos tradicionais já não produzem os resultados que os gestores procuram e a perspicácia dos concorrentes exige que se pense no digital como elemento essencial na fórmula de crescimento.

Desde a fase de concurso até à conclusão da empreitada, o gestor e a sua equipa precisam de saber, a cada momento e em qualquer lugar, a situação real dos projetos e de cada uma das etapas envolvidas, pois só assim é possível garantir o controlo total da obra e dos recursos humanos, financeiros e técnicos envolvidos.

Adotar uma tecnologia específica para o setor da construção permite às empresas não só consegui-lo como também otimizar e automatizar uma série de processos críticos para a rentabilidade e agilidade na gestão de obras, como por exemplo:

 

1. Negociação

Consegue simplificar a sistematização da informação sobre as diversas fases de negociação para cada obra, projeto ou concurso, maximizando os resultados desde o primeiro contacto com o potencial cliente. Além disso, pode conhecer em detalhe a carteira de negócio, saber as razões que motivaram a perda de projetos, encontrar informação para otimizar campanhas de marketing e aceder a análises diversas sobre a performance das vendas.

 

2. Orçamentação

Facilmente estrutura os diversos recursos utilizados em obra, apurar com exatidão os custos de execução, acelerar o pedido de cotações e agilizar a comparação de propostas. Desta forma otimiza todo o processo ao mesmo tempo que ganha rigor e celeridade.

 

3. Concursos

Elabora, recebe e compara propostas com a máxima agilidade, tanto na ótica do dono da obra como do empreiteiro, eliminando tarefas administrativas morosas associadas à gestão de concursos. E se tiver acesso às propostas concorrentes, facilmente identifica pontos de melhoria e abre caminho para futuras conquistas.

 

4. Adjudicação

Negoceia com fornecedores de forma muito mais eficaz e acelera todo o processo de gestão de encomendas e subempreitadas. Rapidamente percebe, por exemplo, qual o peso da alteração do custo unitário de um recurso no orçamento global e qual o ganho resultante de um desconto percentual ou as consequências do aumento do custo/hora de uma categoria de pessoal.

 

5. Planeamento

A derrapagem de prazos é uma constante no setor da construção, pondo em causa a confiança dos clientes. Mas com um planeamento rigoroso suportado tecnologicamente e onde os processos estão todos interligados, é possível apresentar um calendário de obras exequível e realista numa perspetiva temporal e com uma gestão ao minuto.

 

6. Materiais

Integrando com a área logística, garante um elevado nível de controlo de stocks e um célere aprovisionamento. Assegura também um aumento de produtividade, pois acaba com operações administrativas redundantes, morosas e propensas a erro. As operações de compra são agilizadas já que pode efetuar pedidos de cotação para diversos fornecedores em simultâneo, comparar propostas e efetuar rapidamente as encomendas.

 

7. Controlo

Seja dono, empreiteiro ou subempreiteiro, sabe exatamente, a cada momento, a quantidade de obra realizada e a realizar, e o seu valor. Agiliza ainda a gestão de Trabalhos a Mais e a Menos e o tratamento e cálculo das retenções e deduções que incidem sobre os valores dos Autos.

 

8. Revisão de Preços

Ganha maior rapidez no cálculo e revisão de preços, e de acordo com a legislação em vigor. Além disso, obtém automaticamente os valores para revisão e respetivos coeficientes de atualização a partir do Plano de Pagamentos, Autos de Medição, Adiantamentos ou outros dados.

 

9. Manutenção

A gestão eficiente dos equipamentos impulsiona a sua rentabilidade e potencia a capacidade operacional através de uma manutenção preventiva. Uma solução tecnológica que automatize o processo, permite-lhe registar avarias onde quer que aconteçam, calendarizar intervenções nos mapas de trabalho das equipas técnicas e controlar custos.

 

10. Gestão Financeira e Apoio à Decisão

O controlo rigoroso dos custos e proveitos de cada obra é fundamental para uma boa gestão e envolve inúmeras variáveis, pelo que fazê-lo manualmente não é opção. Com uma solução tecnológica, consegue aceder a análises multidimensionais, mapas e relatórios em tempo real que proporcionam um conhecimento profundo de cada empreitada e permitem tomar decisões fundamentadas e em tempo útil.

 

Claro que não podemos deixar de referir a mobilidade. Em qualquer altura e lugar e a partir de qualquer equipamento, é preciso ter acesso à informação porque o negócio não pára, especialmente numa área que envolve muito trabalho no exterior. Assim, diretamente na obra, pode por exemplo elaborar Autos de Medição, adicionar contratos, afetar novos recursos e registar tempos, efetuar requisições internas e transferência de materiais entre armazéns, devolver materiais e efetuar estornos aos fornecedores. Já imaginou as vantagens que traz?

 

Tudo isto pode ser materializado com o PRIMAVERA Construction.Além de garantir o acompanhamento total do ciclo de vida da obra, assegura uma integração plena com o software de gestão e módulos que o compõem. Com várias implementações de sucesso no setor da construção (sugerimos a leitura do Caso de Sucesso da Tecniarte), a INOVFLOW tem as competências e a experiência necessárias para ser o seu parceiro tecnológico e de consultoria.

 

E até 30 de junho, para incentivar a transformação digital neste setor, tirando o máximo partido do momento positivo atual, está em vigor uma campanha com desconto de 30% no PVP do PRIMAVERA Construction. Vai perder esta oportunidade? Entre em contacto connosco para mais informação ou para marcação de uma demonstração.

 

 

Entretanto, subscreva a nossa newsletter para ficar a par de todas as novidades e não perder nenhum artigo do blog da INOVFLOW!

 

 

Paulo Gonçalves

Project Manager

INOVFLOW

 

 

 

E-Book ERP PRIMAVERA

Comments are closed.

Precisa de ajuda?

214 252 730
comercial@inovflow.pt
Estrada da Portela, nº5 Piso 3 – Escritório 7 / 2790-124 Carnaxide

Artigos recentes

  • Chegou a hora de trocar de ERP ou de parceiro PRIMAVERA?
  • Solução WMS – O que é, por que é essencial e como escolher?
  • O que é o CRM e quais os benefícios para a sua empresa?

Subscreva a nossa Newsletter

INOVFLOW

Sobre Nós

Junta-te à nossa equipa

Prémios e reconhecimentos

Os nossos parceiros

Blog

SITE

Política de Privacidade

Política da Qualidade

LINKS RÁPIDOS

Intranet

Portal de Clientes

Ficha do Projeto

INOVFLOW Business Solutions © 2021   |   Política de Privacidade e Proteção de Dados | Política da Qualidade