Nenhuma organização gostaria de ver o seu negócio afetado por falta de segurança no seu website, e ainda assim muitas não conhecem a importância de um Certificado SSL. A verdade é que a cada segundo, milhares de informações são trocadas na internet, tornando os dados vulneráveis aos ciberataques, prática de burlas ou outro tipo de ataques.
Então, como tornar o seu site mais seguro para a sua empresa e para quem o visita?
Depois do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados ter alterado as novas políticas de proteção e segurança de privacidade, criaram-se as bases para o mercado único digital. Nos países da União Europeia, os cidadãos passaram a ter maior controlo sobre as suas informações pessoais na internet. Na INOVFLOW, atualizámos a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados para refletir estas mudanças e continuamos o nosso empenho neste tema. No entanto, apesar da maior responsabilidade das empresas na recolha e tratamento dos dados pessoais, isso não significa que estamos livres de preocupações entre os meios em que os fornecemos, nomeadamente em páginas da internet. Isso abarca uma responsabilidade para a sua empresas no que toca ao seu website.
Em defesa de uma navegação mais segura na internet, o Google anunciou novas regras para o navegador Chrome 68 que vai colocar a segurança de muitos websites em causa.
A atualização do Google Chrome
A partir de julho, o navegador Chrome 68 vai passar a sinalizar de forma explícita como “Não seguro” qualquer website que não tenha um certificado SSL. Na prática, um website cujo URL seja precedido por HTTP será considerado “não seguro” junto com um marcador vermelho, enquanto que a indicação das siglas HTTPS vai gerar uma mensagem de segurança com um marcador verde. Até agora, o Google compensava os sites com certificado SSL marcando-os como seguros, sendo que os que não tinham o certificado, apesar de estarem marcados como inseguros não apresentavam qualquer mensagem explícita.
Como o Google vai passar a punir os sites HTTPS?
Na atualização do Google Chrome houve dois momentos. Segundo o Google, anteriormente não foi possível sinalizar todos os sites porque o volume de sites HTTP era demasiado elevado. Atualmente, como a maioria dos websites possui o certificado de segurança, passa a ser possível fazer esta diferenciação com mais destaque. A partir de julho deste ano, as regras alteram-se, afetando os sites não seguros de uma forma mais exposta. Nesta atualização do Chrome, uma notificação mais precisa e evidenciada na cor vermelha irá refletir os sites não seguros:
Segundo a chefe de segurança da equipa do Chrome no Google, 81% dos 100 sites mais acedidos já usam criptografia. Com a padronização do HTTPS, a empresa acredita que os websites que ainda não tiveram esta alteração em conta, devem ser punidos. O Google pretende com estas alterações, incentivar a adoção de medidas de segurança mais rígidas, de forma a proteger as informações dos utilizadores que navegam nos sites. Lembramos que o Google Chrome é o browser mais utilizado em todo o mundo, pelo que não estamos a falar de uma minoria, mas sim da maioria dos utilizadores. Isto significa que se o seu website não estiver preparado, pode gerar insegurança por parte de quem o visita e levar ao abandono do mesmo. Também o navegador Mozilla Firefox já mostrou a mesma intenção em tornar o HTTPS o novo padrão. Websites com formulários, sistema de pagamentos ou preenchimento de informações, fazem parte do grupo cuja importância de um certificado SSL é ainda mais relevante.
Mas afinal o que é um site seguro?
Um site seguro é um site que possui um certificado de segurança. O certificado SSL (Secure Socket Layer) tem como objetivo validar, proteger e encriptar as informações confidenciais nesse site. Num site seguro, o endereço vem precedido de HTTPS ao invés de HTTP. E qual a diferença entre o HTTP e o HTTPS? HTTP significa HyperText Transfer Protocol, e é usado para fins de comunicação na world wide web (www). As siglas HTTPS significam HyperText Transfer Protocol Secure, que tem a mesma função, mas os dados enviados pelo canal de comunicação estabelecido estão seguros devido à encriptação de dados.
Como o Certificado SSL torna o seu site mais seguro?
Com a criptografia dos dados, os hackers são impedidos de utilizar os dados dos utilizadores e entender as informações confidenciais dos utilizadores como palavras-passe, e dados de cartões de crédito. A criptografia codifica mensagens através de um processo que envolve chaves (uma pública e outra privada) para codificar e descodificar o significado dos dados. Graças a esta técnica, é possível ter certeza de que os dados trocados não serão intercetados pelo caminho, garantindo-nos um site seguro. O certificado de segurança protege o seu website da mesma forma que um alarme protege o seu negócio físico. Além de manter o seu website seguro, o certificado SSL traz-nos mais benefícios. Confira abaixo.
5 benefícios do certificado SSL:
1 – Ajuda evitar a prática de phishing
O phishing baseia-se em métodos tecnológicos que levam o utilizador a revelar dados pessoais e/ou confidenciais a partir de mensagens de SPAM e páginas web falsas que tem vindo a ser uma das tendências de cibercrime em Portugal. Nesta situação, o SSL pode proteger tanto o cliente como a empresa.
2 – Fortalecimento de confiança e credibilidade
Tendo um website marcado como seguro, a autoridade do mesmo vai aumentar aos olhos de quem o visita. Muitos utilizadores já estão cientes da importância do SSL e isso traduz-se em mais credibilidade e confiança para o seu negócio. Os sinais como “s” a seguir ao HTTP e o cadeado verde transmitem respeito pela privacidade dos utilizadores.
3 – Otimização SEO
Melhorias ao nível de SEO (Search Engine Optimization), com o aumento de tráfego no website. O Google já admitiu no seu próprio blog que privilegia os sites seguros no ranking de pesquisa. (Leia aqui o artigo). Esta é uma vantagem competitiva em relação aos websites concorrenciais que não possuam um certificado SSL.
4 – Conformidade legal
Evita problemas com processos judiciais por parte dos seus clientes em caso de fraude, pois o seu website é seguro com um protocolo que está de acordo com a lei.
5 – Dados analíticos mais apurados
As ferramentas de análise como o Google Analytics perdem dados sobre o tráfego de sites com o protocolo HTTP. Assim, os sites que não utilizam HTTPS não podem receber dados de referência a partir de sites que utilizam. Já o contrário não acontece, dado que um site HTTPS recebe dados de todos os sites quer tenham eles ou não um certificado de segurança.
Como vimos, todos os sites precisam de um certificado de segurança e todos os sites podem tê-lo instalado. Hoje, os utilizadores cada vez mais procuraram o cadeado verde na barra de endereço para se sentirem seguros.
Se a sua empresa ainda não tem um Certificado SSL para o respetivo website, saiba que esta é a melhor altura para dar prioridade a este assunto. Os nossos serviços de IT e desenvolvimento de Websites e Lojas Online incluem o Certificado SSL. Na INOVFLOW, estamos empenhados em promover a segurança e a privacidade a vários níveis e não podemos deixar de alertar para as boas práticas a ter em conta!
Fale connosco para saber como tornar a seu site seguro e visivelmente mais credível!
Tatiana Santos
Digital Marketing Manager
INOVFLOW

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