As empresas estão ainda a adaptar-se ao “novo normal”, e são muitos os esforços para apoiar os seus colaboradores, mesmo à distância.
Hoje em dia regista-se um aumento significativo de ciberataques, fazendo com que as empresas tenham que ter cuidados redobrados com as medidas de cibersegurança da rede da empresa, por forma a proteger toda a informação partilhada.
O trabalho remoto veio para ficar. Mudar do escritório para casa, pode fazer com que as pessoas adotem atitudes e comportamentos que colocam em risco a segurança da informação da empresa.
Fique a conhecer algumas das preocupações de segurança das empresas:
1- Computadores com conexão VPN (Rede Virtual Privada)
A ligação VPN irá permitir que os seus colaboradores se conectem com total segurança à rede da empresa.
Para que a VPN seja mais segura, é aconselhado que tenha um sistema de “dupla autenticação”. A autenticação através de dois fatores requer, para além de uma palavra-passe, irá necessitar de um segundo passo para completar a validação: um código de acesso temporário.
2- Segurança dos endpoints
Com o crescimento da mobilidade e dos vários dispositivos utilizados para trabalhar, é necessário garantir que são cumpridos todos os padrões de segurança
A proteção dos vários dispositivos da empresa, torna-se ainda mais desafiante em tempos de computadores, smartphones e tablets que entram e saem das dependências da empresa. A segurança dos endpoints é um assunto que merece sempre a sua atenção.
3- Superfícies de ataque cresceram bastante
Com a necessidade das empresas colocarem os seus colaboradores a trabalhar a partir de casa, tiveram de permitir o acesso remoto a ativos da empresa.
Muitas empresas permitiram que fossem conectados computadores pessoais, no entanto, nem sempre têm proteções básicas de segurança, como por exemplo antimalware ou qualquer outro tipo de segurança.
4- Segurança para dispositivos móveis
O uso de dispositivos móveis cresceu bastante, mas com este aumento vieram também mais ameaças à segurança.
É importante sensibilizar os colaboradores para evitarem certos comportamentos, tais como: instalar aplicações de fontes inseguras, não usar redes Wi-Fi seguras, visitar sites que não sejam seguros, e clicar em links suspeitos que na sua maioria são enviados por email.
5- Ataques de Phishing
Os ataques de phishing têm vindo a crescer a nível de quantidade e sofisticação.
Os ataques de phishing são das ameaças mais complicadas que uma empresa e o departamento de IT pode enfrentar. A frequência e a gravidade destes ataques, tornam-nos para qualquer empresa impossível de ignorar.
O que fazer para prevenir os ataques através de phishing?
Tanto a formação como a disponibilização de soluções de segurança, são hipóteses que irão claramente ajudar a sua empresa a minimizar os ataques de phishing.
É muito importante que a empresa realize ações de sensibilização para os cuidados que devem ter quando têm de clicar em alguma ligação. Identificar links que possivelmente são suspeitos, é uma fantástica forma de conseguir reduzir os ataques por via do phishing.
Pretende saber como pode proteger toda a informação da sua empresa?
A INOVFLOW, conta com uma equipa especializada em produtos Sophos, líder global em cibersegurança, que lhe assegura as soluções de proteção necessárias para a segurança da sua empresa.
Quem é a Sophos?
A Sophos é um fabricante e fornecedor de software e de hardware de segurança, incluindo antivírus, anti-spyware, anti-spam, controle de acesso de rede, software de criptografia e prevenção de perda de dados para desktops, servidores para proteção de sistemas de e-mail e filtragem para gateways da rede.
Por que deve escolher a Sophos?
Pretende obter mais informações sobre as funcionalidades de proteção e prevenção da Sophos? Não hesite em enviar-nos uma mensagem.
Duarte Silva
IT Business Manager
INOVFLOW
Comments are closed.