8 razões para adotar uma solução de Business Intelligence

A informação digital tem crescido de forma exponencial. As empresas têm à sua disposição mais dados internos, do negócio, dos clientes, do mercado e dos concorrentes…, mas tudo isto, só por si, não representa uma vantagem, nem tem valor na hora de tomar decisões. Dados e conhecimento não são sinónimos e é precisamente aí que entra uma solução de Business Intelligence (BI). A sua grande-mais valia está na capacidade de transformar dados dispersos e em bruto (não estruturados), em conhecimento valioso para o negócio, que identifica padrões, tendências, oportunidades ou riscos.

O BI organiza, centraliza e interliga dados espalhados por vários departamentos ou fontes para responderem a questões concretas e alia essa capacidade massiva de interpretação, a um conjunto de ferramentas intuitivas. São estas ferramentas que vão permitir visualizar a informação trabalhada em dashboards simples (e ao mesmo tempo completos) e atualizados em tempo real, de manusear e de “desdobrar” em cenários diversos. Ou seja, vai perceber as mensagens subliminares escondidas atrás dos números.

Assim, tirar partido de uma solução de Business Intelligence não é apenas uma forma de rentabilizar recursos (potenciando o valor de todos os dados que já gravitam em torno da empresa) – é também a melhor forma de agilizar e fundamentar decisões.

Tomar decisões rápidas e certeiras é um binómio valioso que uma solução de Business Intelligence consegue articular com sucesso por várias razões. Deixamos-lhe aqui as oito mais relevantes:

 

#1 Capacidade de planeamento melhorada

As ferramentas de BI tornam acessível e fácil de trabalhar um conjunto de informação valiosa no momento de planear uma estratégia, desde dados internos, a informação externa. Com mais elementos para apoiar decisões, torna-se mais fácil dimensionar recursos, antecipar potenciais problemas e, consequentemente, diminuir o nível de risco.

 

#2 Identificar novas oportunidades de negócio

Ao compilar dados de várias fontes e facilitar a análise histórica desses registos, o BI tem um importante papel na identificação de novas oportunidades de negócio, seja através da monitorização de indicadores relativos à procura, às preferências dos clientes, pela análise de tendências, ou outros.

 

#3 Conhecimento mais profundo do negócio e do mercado

O acesso permanente a indicadores relevantes e em tempo real não é só um recurso importante para planear estratégias e identificar novas oportunidade de negócio, como é também um recurso que pode ser aproveitado a cada momento para aprofundar o conhecimento sobre a atividade da empresa numa área específica e sobre os mercados relevantes para aquele que é, verdadeiramente, o foco do negócio.

 

#4 Versatilidade na análise de informação em toda a empresa

As ferramentas de BI podem efetuar a análise de indicadores de vendas, produção, materiais/stocks, recursos humanos, pagamentos/recebimentos, custos operacionais, perdas e ganhos, fluxos de encomendas, hábitos de compra, segmentação de clientes, entre muitas outras funcionalidades. Na verdade, a lista é extensa e as parametrizações, quer no que se refere aos indicadores a trabalhar, quer ao tipo de análise que daí resultará, são totalmente adaptáveis às necessidades de cada negócio.

 

#5 Acesso a ferramentas intuitivas e fáceis de trabalhar

Complexas no conjunto de tarefas que realizam até produzir as respostas concretas que conseguem apurar, as soluções de BI são intuitivas na forma de usar e estão ao alcance de qualquer utilizador. Foram desenhadas para ajudar o gestor focado nas questões estratégicas e não para complicar a tarefa com premissas técnicas desnecessárias.

 

#6 Otimizar recursos e agilizar processos

Muitas empresas usam o BI para identificar ineficiências e suprimi-las, acabando por reduzir custos e otimizar recursos, que podem assim ser realocados para áreas mais relevantes dentro da própria organização. O BI torna-se aqui um indispensável apoio para melhorar fluxos de trabalho, diminuir tempos de entrega ou rever processos que consomem muitas horas, só para citar alguns exemplos.

 

#7 Antecipar o futuro com base em dados concretos

Nos negócios onde os fatores de sazonalidade têm impacto este é um aspeto especialmente interessante. Ao agilizar análises históricas de relatórios de vendas, por exemplo, as ferramentas de BI ajudam a afinar a estratégia para responder na medida certa à procura em cada momento. E as alturas de pico deixam, assim, de ser uma preocupação para os gestores de negócio.

 

#8 Informação exata e em tempo real sobre custos reais

Ter acesso permanente a dados atualizados melhora a visibilidade sobre os custos reais da empresa e aumenta a flexibilidade para ir fazendo as mudanças necessárias no sentido de se corrigirem falhas. As soluções de BI permitem criar alertas para um conhecimento ainda mais on time de valores que saiam do padrão, em qualquer uma das áreas que monitorizam.

 

Contas feitas, importa ainda saber que no mercado vai encontrar várias soluções para dar inteligência ao seu negócio e que representam o caminho seguro para a tomada de decisão. A robustez de cada uma, a forma como se integram com os sistemas existentes e os casos de sucesso em empresas similares à sua são pontos que não podem ser descurados. Por outro lado, um parceiro com experiência no setor em causa, competências técnicas, know-how do negócio e capacidade de apoio em todas as fases do projeto potencia o sucesso da implementação e o alinhamento efetivo entre os desafios iniciais e os entregáveis finais.

O Power BI da Microsoft e o Primavera Business Analytics são alternativas reconhecidas e que se destacam neste contexto. Na INOVFLOW podemos ajudar a tirar o máximo partido de qualquer uma delas para otimizar e fazer crescer o seu negócio – com base em factos e não em intuições. Fale connosco e peça uma demonstração.

 

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