ERP e CRM: Como a união faz a força

Já lá vai o tempo em que a gestão empresarial se fechava em departamentos e programas que não comunicavam entre si. Os ERP fizeram convergir para uma base central informação crítica como a contabilística, financeira, logística e de recursos humanos. Fazer fluir estes dados entre as várias áreas da empresa trouxe eficiência e automatização aos processos, eliminou erros, duplicações e tarefas desgastantes, para além de dar mais consistência à informação de negócio.

Nos últimos anos, o CRM fez o mesmo percurso no domínio do relacionamento com o cliente. Juntou dados dispersos num repositório único, introduziu capacidades de análise e potenciou um melhor e mais personalizado serviço ao cliente, além de facilitar e optimizar as tarefas de todos os envolvidos no processo.

O valor de cada um destes motores para o negócio é incontornável, o CRM na linha da frente, a apoiar a interação com o cliente, e o ERP nos bastidores, a assegurar todas as operações que permitem levar o serviço ao cliente e registar dados cruciais para afinar as estratégias de quem está no terreno. Mas sem integração entre ambos, o potencial desperdiçado é enorme, desde o contacto com o potencial cliente, até à preparação da melhor proposta, produção, entrega e pós-venda.

Em rigor, numa empresa que faça coexistir um ERP e uma solução de CRM haverá sempre troca de dados entre os dois sistemas, mas sem integração tecnológica garantida esse cruzamento passará por processos manuais, trabalho administrativo extra e maior propensão para redundâncias. A possibilidade de análise da informação disponível também é muito menor, porque os dados do negócio e do cliente fluem em circuitos que não comunicam entre si. Como saber se um cliente é rentável? Como saber se estão a ser cumpridos os SLAs? Como saber se o produto tem a qualidade desejada? Como saber se a faturação do serviço corresponde exatamente ao que foi acordado? Como saber se está na hora de tentar uma recompra?

Estas perguntas continuam sem resposta em muitas organizações. O CRM entrou mais tarde que o ERP, foi desenvolvido por outro fornecedor e a interligação tem sido uma barreira difícil de ultrapassar.

Mas já não tem de ser assim! Os fabricantes de ambos os softwares têm trabalhado para resolver a questão, criando ferramentas que aceleram e simplificam o processo de integração entre as duas plataformas. O PRIMAVERA Dynamics CRM Connector é um caso bem-sucedido desse esforço e permite unificar e integrar de forma fácil e a custos reduzidos a solução de CRM da Microsoft, o Dynamics 365, com o software de gestão da PRIMAVERA.

A ferramenta integra e sincroniza numa lógica bidirecional a informação proveniente da plataforma de CRM da Microsoft e do ERP da PRIMAVERA e pode ser usada em qualquer cenário, mesmo em sistemas complexos e que exijam grandes volumes de dados. As vantagens da união do ERP e CRM são claras:

  • Unificação da Informação – Deixa de haver informação dispersa, perdida e desaproveitada.
  • Integração Coesa – O conector está preparado de raiz para responder às necessidades de integração das Entidades, Contactos, Artigos, Preços e Condições de Pagamento, Encomendas, entre outros.
  • Análise Constante – É muito fácil acompanhar a sincronização de dados. Um monitor analisa continuamente o processo de integração, permitindo resolver rapidamente eventuais problemas e otimizar o processo.

Por exemplo, um comercial no terreno passa a poder ajustar cada proposta à tabela de preços atual e às condições de pagamento autorizadas para o cliente porque tem acesso a essa informação em tempo real. Quando a proposta é aceite, a encomenda transita diretamente para o ERP e começa logo a ser processada.

Ganha a empresa, que agiliza processos, com benefícios diretos na produtividade das equipas e na rentabilidade do negócio, e ganha o cliente, que passa a ser servido com propostas mais direcionadas, informação mais precisa sobre disponibilidade de stocks ou campanhas pontuais e entregas mais rápidas.

O PRIMAVERA Dynamics CRM Connector é facilmente adaptável às necessidades de cada organização, rápido de implementar, configurar e parametrizar, representando um caminho seguro para libertar as amarras que atrasam o crescimento. 


Com parcerias sólidas com a PRIMAVERA e a Microsoft e uma vasta experiência na implementação destas soluções, a INOVFLOW tem os recursos e o know-how para apoiar na definição da melhor abordagem para unir o poder do ERP e CRM da sua empresa. Fale connosco e peça uma demonstração do PRIMAVERA Dynamics CRM Connector!


Entretanto, subscreva a nossa newsletter para ficar a par de todas as novidades e não perder nenhum artigo do blog da INOVFLOW!

Rui pires

Rui Pires

Consulting Manager

INOVFLOW



eBook gratuito: Business Analytics - Informação para Ação

Comments are closed.