Software de gestão de manutenção é muito útil para as empresas em Portugal

Num mundo em que a manutenção tem evoluído ao longo dos anos e estando em plena época de transformação digital, é esperado que o investimento tecnológico continue a crescer e se torne ainda mais importante no desenvolvimento da manutenção, contribuindo para a rentabilidade das organizações.


O estudo sobre os benefícios do software de gestão de manutenção, incluiu dados de 104 empresas que atuam no mercado português e apresenta uma breve reflexão na perspetiva sobre a forma como certos benefícios estudados podem ser obtidos através da consultoria em gerenciamento de manutenção. Este pode ser consultado aqui.

As figuras 1 e 2 mostram os resultados obtidos, colocada com o propósito de avaliar quer os benefícios que as organizações obtêm com o uso de um CMMS, quer o grau de rigor na medição de cada um.

Os benefícios obtidos através da utilização de um CMMS estão, geralmente, associados a práticas que solucionam problemas comuns na manutenção. A seguinte Figura 3 mostra os problemas identificados pelas organizações, antes e após a implementação de um CMMS.

Os dados indicam que o número de empresas que identificam problemas na gestão da manutenção antes da implementação de um CMMS é notoriamente superior ao número daquelas que o fazem após esse momento.

Apresentamos de seguida, resumidamente, os tópicos sobre todas vantagens que pode obter ao investir num software de gestão de manutenção:


  •  Ganhos de produtividade entre 5% e 30% ao existir um foco na mediação de resultados;
  • Mobilidade – Eliminação do papel, menos chamadas, mais eficiência;
  • Poupança de pelo menos 1 hora todos os dias;
  • Tomada de decisões com base em dados reais e indicadores fidedignos;
  • Toda a informação do seu parque de equipamentos – em apenas alguns segundos;
  • Reparações mais rápidas;
  • Redução de custos na ordem dos 25%;
  • Manutenção preventiva – aumento da vida útil dos equipamentos;
  • Centralização dos pedidos de manutenção com notificações em tempo real;
  • Gestão de stock e armazéns de manutenção;
  • Reduções de 10% a 15% nos custos de armazenagem ao existir conhecimento sobre as peças que tem de ter armazenadas;
  • Reposição automática, zero ruturas, inventário reduzido;
  • Conformidade com requisitos legais.

No geral, conclui-se que a gestão dos trabalhos apoiada por um CMMS terá evidentes benefícios para a disponibilidade, produtividade, eficácia, segurança e economia do dia a dia de um negócio. 

O CMMS que a INOVFLOW aconselha é o Valuekeep. Este é um software que o ajudará com a gestão da manutenção na sua empresa. Com este software de manutenção e aplicação móvel, terá acesso às melhores ferramentas de gestão de manutenção para a sua equipa começar a organizar, agendar e controlar todas as tarefas a partir de qualquer lugar e poderá assim rentabilizar ao máximo o investimento efetuado nas instalações, equipamentos e ativos da sua empresa. O Valuekeep é Cloud-based, desenvolvido de raiz para a web e muito fácil de usar.


Num mercado de elevado ritmo e concorrência voraz, a otimização operacional nos armazéns e nas plataformas de gestão logística é imperial.  Como Business Partner, a INOVFLOW tem a possibilidade de implementar as soluções Valuekeep e se procura um parceiro certificado e com uma equipa capaz de o ajudar na implementação de um software de manutenção no seu negócio não hesite e fale connosco. Queremos crescer juntos!




Referência bibliográfica: FOLGOSA, João David de Meira Coelho Mateus - Benefits of maintenance management software: a study on Portuguese market. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. 09.09.2019]

Comments are closed.