Business Analytics – as 5 vantagens do ajudante de negócios perfeito

O Business Analytics, como meio para ajudar a projetar resultados da empresa, proporciona toda a segurança necessária na hora de decisão de decisões estratégicas, táticas e operacionais.  As ilhas dispersas de dados já não são compatíveis com uma gestão moderna, visionária e de reação rápida.

Alguma vez parou para pensar na quantidade de dados produzidos na sua empresa?

A multiplicidade de dados que as organizações acumulam sobre as diferentes áreas operacionais, em diversos sistemas de informação e tecnologias, pode, à primeira vista, parecer um ponto crítico para o negócio. Porém, essa abundância de informação poderá constituir uma enorme vantagem competitiva se as organizações souberem tirar proveito dela, através de soluções de Business Intelligence (BA). Os sistemas analíticos recolhem, estruturam e correlacionam dados provenientes de diferentes fontes, transformando-os em inputs de enorme valor acrescentado para a gestão estratégica, tática e operacional.



Quais são as vantagens de investir em BA?


1 – Permite um planeamento mais efetivo

Pelo simples motivo do mercado, no geral, ser altamente competitivo, tomar decisões com base em intuição são uma prática pouco aconselhável aos gestores. Softwares de BI ajudam então a garantir inovação à gestão da empresa. Desta forma, o planeamento pode ser feito com base em dados sólidos retirados de pesquisas e análises estatísticas.


2 – Decidir com certeza absoluta

O BI é uma tecnologia que utiliza algoritmos e matemática para combinar dados e fazer análises que permitem relacionar causa e efeito. Isto significa que é altamente indicado para que os gestores tenham indicativos confiáveis na hora de tomar uma decisão. É capaz de operar com autonomia e fazer análises de dados internos e externos, como informações socio económicas do cenário atual e comportamentais a respeito do consumidor e da concorrência.

Ou seja, ela pode embasar suas decisões de forma lógica e responsável a partir de dados reais e estatísticos sobre o segmento de construção civil, o que torna o processo muito mais seguro.


3 – Ajuda os gestores a conhecerem melhor os processos internos da empresa

Conhecer os processos internos da empresa, apesar de parecer óbvio, é uma tarefa que muitos gestores têm dificuldade para realizar com precisão. Do operacional (o canteiro de obras) ao estratégico (o administrativo), o facto é que é imprescindível conhecer e dominar os processos quotidianos da empresa.

Afinal, é isto que torna possível ter noção de como funciona cada etapa e revê-la, caso necessário. Desta forma, é possível eliminar processos que não trazem bons resultados e melhorar até aqueles que já funcionam bem. Além disto, é possível prever falhas potenciais como erros de fabricação, sobreposição de ações e outras. Somente com uma visão completa dos processos internos da empresa, o gestor conseguirá tornar o negócio mais competitivo e garantir a satisfação dos clientes.


4 – Auxilia o controlo financeiro

A rentabilidade de qualquer empreendimento está, em grande parte, associada à capacidade de gestão financeira dos seus gestores. Afinal, há um universo implícito quando se fala em cortar despesas e aumentar lucros. Neste contexto, ao visualizar todos os processos internos e todas as atividades da empresa de maneira unificada. Com o BI, a perspetiva sobre os custos, despesas, receitas e todo o tipo de outros dados contabilizáveis torna-se muito mais simples e objetiva. Assim, o responsável pelo setor financeiro pode, por exemplo, integrar as informações do stock de materiais/produtos com as despesas, o fluxo de caixa, as receitas e todo o planeamento de investimentos, bem como as mudanças patrimoniais. Com base numa visão completa sobre a saúde financeira da empresa, é possível ter melhores condições de gerir os recursos de maneira efetiva e segura. E tudo isto, reduz o índice de desperdícios, consequentemente, aumento do lucro.


5 – Padroniza informações e oferece relatórios precisos

Uma das grandes vantagens de aplicar BI é a certeza de que este software não serve apenas para colecionar uma grande base de dados pois este permite que os gestores saibam exatamente o que fazer com os dados. Isto quer dizer que o BI dá acesso a gráficos e relatórios precisos sobre o mercado em que a empresa está inserida, trazendo padronização, avaliações e análises baseadas em factos e sempre com uma linguagem simples, acessível e intuitiva, para que o fluxo de decisões dos processos se torne cada vez mais eficiente.

Tomar decisões com base em intuições, palpites ou dados desatualizados já não é aceitável num mercado cada vez mais competitivo. Uma gestão empresarial baseada em dados fidedignos, resultantes de uma análise rigorosa e contínua da informação produzida pela própria organização, é uma gestão mais sólida e consistente.


Em resumo, para manter um alto índice de competitividade no seu segmento empresarial, deve ter acesso a tecnologias de ponta como sistemas de análise de dados sendo esta uma decisão que pode causar impactos altamente positivos a qualquer negócio. Pode consultar aqui, informação detalhada sobre o Primavera Business Analytics. Como PRIMAVERA Business Partner, a INOVFLOW tem a possibilidade de implementar as soluções Business Analytics e se procura um parceiro certificado e com uma equipa capaz de o ajudar na implementação de um software de manutenção no seu negócio não hesite e fale connosco. Queremos crescer juntos!


Entretanto, subscreva a nossa newsletter para ficar a par de todas as novidades e não perder nenhum artigo do blog da INOVFLOW!


Unidade de Consultoria PRIMAVERA

INOVFLOW

Comments are closed.