Servidores: Servidor em cloud vs Dedicados – Qual o melhor para a sua empresa?

Escolher o melhor tipo de servidor para a sua empresa pode parece uma tarefa difícil. Mas afinal, o que é melhor para a minha empresa? Devo optar por um cloud server ou servidor dedicado?

Qual é a opção que apresenta um menor custo? Qual deles oferece mais flexibilidade e desempenho? Não existe uma resposta simples e exata para estas questões, uma vez que tudo vai depender das necessidades e dos objetivos que a sua empresa tenha.


Principais diferenças entre servidor em cloud e servidor dedicado:


Recursos

Tanto o servidor em cloud como os servidores dedicados, suportam arquivos de grande capacidade e geralmente permitem que se aumente os recursos de memória, capacidade e tráfego.

Falando do servidor em cloud, este oferece maior flexibilidade e rapidez a nível de recursos (memória RAM, espaço em disco, número de máquinas virtuais, por exemplo), sendo que a implementação leva poucos minutos. 

No que diz respeito aos servidores dedicados, o mesmo também pode ser customizado. Permite que aumente a memória RAM ou expanda o processador, trocando o mesmo por um modelo mais potente.

Sendo assim, a escolha por um cloud server ou servidor dedicado irá sempre depender dos recursos que a empresa irá precisar.



Preços

Geralmente o servidor em cloud costuma ser mais barato do que o servidor dedicado. 

É importante salientar, que terá de considerar também a quantidade do poder de computação que a sua empresa necessita. Se pretender adicionar mais quatro terabytes de espaço de disco ou pretende montar uma nuvem privada, este é um processo que sairá mais barato com um servidor dedicado. Neste caso, o que irá indicar a rentabilidade dos seus servidores será a procura que a sua empresa necessita responder.     



Espaço físico

Muitas pessoas defendem que a principal vantagem do servidor em cloud é de que não ocupa espaço físico, no entanto, não é de todo correto pensar-se assim.

Ambos os tipos de servidores estão armazenados em espaços físicos e exigem manutenção de hardware, medidas de segurança e climatização. A grande diferença, é que no caso dos servidores dedicados estes estão armazenados em locais conhecidos, por exemplo, na empresa ou num centro de processamento de dados, enquanto que os servidores em cloud estarão fora da empresa.

Num servidor em cloud, os servidores podem estar distribuídos em diferentes locais, às vezes até em países diferentes, mas que trabalham como um só servidor. 

Como vantagem, o servidor em cloud oferece a possibilidade de reduzir o espaço físico dentro da sua empresa, enquanto que um servidor dedicado irá ocupar mais espaço mas garante que você sabe exatamente onde está o seu servidor.



Manutenção

Num servidor em cloud, a manutenção e a atualização dos sistemas acontecem virtualmente e automaticamente. Para além disso, se houverem novas tecnologias, as mesmas serão disponibilizadas sem que tenha de adquirir um novo hardware.

No que diz respeito à configuração e ao backup de dados, num servidor em cloud normalmente a responsabilidade de garantir tudo isto fica do lado do fornecedor de serviço que contratar.

O servidor dedicado, por outro lado, depende de um equipamento físico sob o controle da empresa.

Pode também se pretender, contratar um servidor dedicado em que a manutenção e a garantia estão incluídas. Como os sistemas dedicados são robustos, dificilmente irá ter um problema com hardware (queimar os HD’s ou fontes, entre outros). Se por acaso isso acontecer, a substituição da peça irá ocorrer de imediato, sem que os serviços sejam interrompidos.



Gostaria de saber como podemos ajudar a sua empresa?


A INOVFLOW, tem ao dispor várias soluções e uma equipa de profissionais capacitada e com um know-how de mercado e vários anos de experiência, que garante as melhores soluções.

Fale connosco para que possamos ir de encontro aos seus desafios!


Descubra o nosso ebook Boas Práticas em TI para PMEs

Neste ebook irá descobrir como pode tirar o máximo proveito da tecnologia para aumentar a eficiência, otimizar processos e diminuir custos, ao mesmo tempo que garante a segurança e a proteção da informação.

Faça o download aqui.


Inovflow eBook Boas Praticas em TI para PMEs Assinatura


duartesilva

Duarte Silva
IT Business Manager
INOVFLOW

Comments are closed.