Nos últimos anos, a logística ganhou um espaço de destaque na estratégia das empresas, e todas as áreas envolvidas têm sido crescentemente entendidas como cruciais para a eficiência da operação, satisfação do cliente e rentabilidade do negócio.
As soluções tecnológicas que contribuem para eliminar zonas cinzentas nos processos proliferaram, tornaram-se mais amigáveis na utilização, mais acessíveis nos preços, mais integráveis com outros sistemas, e muitos players já se transformaram digitalmente para ganhar vantagens competitivas desde o planeamento à armazenagem e entrega dos seus produtos.
A utilização de terminais móveis no setor logístico é uma das formas de potenciar esta transformação ao garantirem visibilidade, controlo e monitorização das tarefas em qualquer altura e lugar, acelerando o trabalho e eliminando tarefas rotineiras, desgastantes e propensas a erro.
Mais integração, melhor produtividade
Os terminais móveis permitem rastrear as encomendas e remessas de forma portável ao longo de toda a cadeia de valor, desde o armazém até ao transporte, confirmação de entrega e captura de assinatura.
Gozam de elevada capacidade para processar informação e integram conectividade wireless, reunindo todas as condições para funcionarem como uma extensão do software de gestão da empresa, fornecendo e recolhendo dados diretamente de e para o programa central.
No sector logístico, têm-se afirmado como um apoio valioso para otimizar processos relacionados com a receção, transferência ou expedição de mercadorias, gestão de stocks, preços e inventários.
Dois exemplos com provas dadas no mercado são o Skorpio e Falcon do nosso parceiro Datalogic, cujas características ilustram o potencial destes equipamentos.
Ambos partilham uma arquitetura multicore de 1 GHz, apresentando-se como soluções de elevada performance e robustez para trabalhar no terreno.
Pensados para resistir a ambientes hostis (quedas até 1,8 metros) também deixam patente a aposta cada vez maior dos fabricantes em soluções de utilização confortável para o utilizador, com ecrãs maiores e intuitivos (3,2 e 3,5 polegadas, neste caso).
O suporte para bluetooth e Wi-Fi está garantido e reforçado com diferentes tecnologias, que asseguram a fiabilidade das comunicações para fazer desta uma fonte segura para transportar informação.
Levar mudanças ao terreno
O ambiente de utilização em qualquer um destes terminais móveis é escolhido pela empresa, que pode optar pelo sistema operativo Windows ou pelo ambiente Android, para uma experiência mais familiar e rápida.
Mas estes são apenas dois casos. O leque de dispositivos que hoje ajudam a concretizar o conceito de operação logística em tempo real, móvel e automatizada é bastante completo.
Salientamos também o PDA Memor 10 da Datalogic que representa todo o poder e desempenho de um smarthone, mas concebido para responder aos desafios típicos de uma empresa.
O Memor 10 incorpora as mais recentes tecnologias dos dispositivos móveis e a experiência amigável do Android num design compacto e fino, com ecrã maior e teclado virtual, combinado com a leitura de código de barras 1D / 2D de alto desempenho e robustez industrial para qualquer ambiente interno ou externo.
Como podemos ajudar a sua empresa?
Como parceiro de referência da Datalogic em termos de hardware e PRIMAVERA em termos de software, na INOVFLOW podemos ajudá-lo a escolher as soluções mais adequadas a cada caso para otimizar as suas operações logísticas, bem como a definir a estratégia que lhe permita tirar partido das melhores ferramentas existentes no mercado. O primeiro passo é perceber por onde começar.
O nosso know-how e experiência neste domínio, bem como o portefólio de soluções que disponibilizamos (software e hardware) vão facilitar muito a jornada. Da identificação de necessidades, à definição da estratégia, implementação e integração destas ferramentas com o software existente (ERP e gestão de armazéns e distribuição), juntos podemos formar uma excelente equipa.
Descubra o nosso eBook Qualificação e transformação digital do setor logístico
Neste eBook irá ficar a conhecer como ganhar agilidade e rigor na gestão das operações de armazém e garantir a sua rentabilidade.
Descubra como a tecnologia será o fator-chave para aumentar a eficiência de toda a cadeia logística, desde a receção à entrega da mercadoria.
Artigos relacionados:
Quais as vantagens de um software de gestão de armazéns como o Eye Peak?
Como escolher a melhor solução ERP para o meu negócio?
Maria José Governo
Sales Manager
INOVFLOW
Comments are closed.