Com a galopante digitalização dos negócios, agilizar processos de gestão tem sido uma preocupação de primeira linha das organizações. Por este motivo têm aparecido cada vez mais ofertas de processos de gestão através da cloud. Assim nasce o paradigma de cloud computing que já conquistou a preferência dos gestores em todo o mundo. Venha perceber o porquê.
O que são processos de gestão através da cloud?
Primeiro, é importante perceber o que é o cloud computing, o modelo que suporta as soluções de gestão na cloud. É um modelo de acesso a soluções de software através da Web, onde são disponibilizadas as soluções ou aplicações informáticas, o respetivo armazenamento de dados num data center, a manutenção dessas mesmas soluções e infraestruturas, a atualização contínua dessas soluções e mecanismos de segurança dos dados.
Este modelo conquista mais adeptos a nível global, porque não importa onde a empresa está sediada. Os dados, ficheiros e informações deixam de estar armazenados num servidor ou computador local, passando a estar disponíveis online a partir de um browser com ligação à internet. Isto permite que a informação esteja disponível onde quer que esteja, sempre que precisar.
Desde logo, pode começar a ter uma ideia de como os processos de gestão pode ficar mais ágeis e certeiros, promovendo novas dinâmicas nos negócios ficando mais eficientes, sustentados e rentáveis.
Vamos agora avaliar o impacto que os novos processos de gestão na cloud têm, face aos processos de gestão tradicionais.
Gestão na cloud vs Gestão tradicional
Já percebemos que processos de gestão suportadas na cloud é aquela que se socorre de sistemas de gestão disponíveis online, onde todos os dados do negócio são armazenados na web e estão disponíveis através de uma ligação à internet.
Por outro lado, o modelo tradicional consiste na instalação de um software no hardware e servidores da própria empresa, sendo gerenciado pela equipa de IT local ou através de um serviço de outsourcing contratado para o efeito.
Face a isto podemos destacar 5 vantagens de termos processos de gestão na cloud:
- Segurança – As soluções em cloud computing são disponibilizadas por fornecedores que detêm infraestruturas e equipas técnicas especializadas que garantem a proteção dos dados armazenados e asseguram o backup dos sistemas e informações guardadas na nuvem.
- Acesso à informação em tempo real – todos os arquivos são armazenados numa única base de dados e todos os colaboradores podem aceder aos documentos de forma partilhada, o que se revela particularmente útil para empresas com equipas que operam em diferentes geografias ou com colaboradores em regime de trabalho remoto.
- Disponibilidade – a alta taxa de disponibilidade do serviço, diminuem o risco de quebra de serviço ou de erros e falhas de hardware.
- Atualização imediata – a cada nova versão que surja, os fornecedores encarregam-se de atualizar as soluções e essas atualizações são automáticas para todos os utilizadores.
- Otimização de custos – a cloud computing oferece uma estrutura de custos mais flexível do que os métodos tradicionais. Não precisa de investir em infraestrutura, não tem de se preocupar com a aquisição, manutenção e atualização de servidores, licenças, espaço de armazenamento ou manutenção do sistema.
Com estas vantagens, os processos de gestão das empresas podem ganhar um grau de otimização que em muito pouco tempo começarão a fazer notar os seus efeitos, melhorando os resultados de forma exponencial ao longo do tempo.
Se está a pensar em trazer os seus processos de gestão a um novo nível, conheça o ROSE BUSINESS MANAGEMENT, o ERP cloud da PRIMAVERA e junte-se à nova era de gestores que inovam através digital.
Venha conhecer a ROSE BM e comece já a fazer a diferença. Contacte-nos para mais informações!
Comments are closed.