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HomeArtigos Cegid primavera Quais são as boas práticas para a implementação de um ERP? 

Quais são as boas práticas para a implementação de um ERP? 

Quais são as boas práticas para a implementação de um ERP

1 de Agosto, 2022 By Cátia Jacob Comments are Off

A forma como fazemos negócio hoje em dia mudou radicalmente.

Os clientes estão mais informados e exigentes, a concorrência está à distância de um clique, a mobilidade ganhou protagonismo, a capacidade de resposta e de adaptação à mudança é mais importante que nunca, e os dados tornaram-se no novo petróleo.  


Por tudo isto e muito mais, a agilidade passou a ser um ingrediente fulcral para o sucesso. A boa notícia é que esta realidade encontra suporte em ferramentas tecnológicas que têm, também elas, evoluído para serem mais intuitivas na utilização e mais capazes de responder às necessidades de negócios com diferentes perfis, modelos e dimensões.  


Falamos de um ERP, um software de gestão, que representa a base de qualquer negócio. Mas quando sentimos a altura de mudar ou escolher um ERP como devemos fazer? 


Uma plataforma robusta, com provas dadas no mercado, garantias de atualização permanente e alinhamento com as tecnologias mais modernas são atributos a garantir num ERP. Mas também é crucial avaliar a necessidade e possibilidade de adaptar e personalizar a solução ao seu negócio, incluindo a integração de vários sistemas. 


Para tirar o melhor partido do investimento e impulsionar a transformação digital da melhor forma convém acautelar um conjunto de questões antes da implementação. Partilhamos as mais importantes: 


Objetivos bem definidos 

Antes de avançar para a implementação de um ERP é importante identificar problemas a resolver, objetivos a alcançar e prioridades, com uma avaliação das necessidades da sua empresa profunda, para que tenha alinhado com o parceiro quais as personalizações e desenvolvimentos necessários para o seu negócio. 


Documente todos os processos de negócio 

Na sequência do ponto anterior, é fundamental documentar todos os processos de negócio e também um levantamento de requisitos. Ou seja, listar e detalhar todos os processos sobre os quais o novo ERP passará a intervir, para que a visão de quem trabalha na empresa e do parceiro tecnológico responsável pela implementação coincidam. 


Expetativas alinhadas

Uma comunicação aberta entre todos os interlocutores é crucial para o sucesso do projeto. Expectativas de gestores, colaboradores e implementadores, em termos de prazos, áreas de intervenção ou mudanças necessárias podem ser bem distintas.  

Comunicar abertamente, definindo timings e que mudanças vão trazer na prática é fundamental para garantir o envolvimento das equipas, para minimizar impactos no negócio e garantir um maior envolvimento das equipas com o projeto. 


Formação a par e passo 

Planeie a formação das equipas a par e passo com a implementação da nova solução e com a preocupação de evidenciar e demonstrar os contributos concretos de cada mudança para a simplificação de tarefas no dia-a-dia 



Porquê o Primavera V10? 

O novo ERP da PRIMAVERA está preparado para os desafios da transformação digital, proporcionando uma experiência única às empresas e representando este salto tecnológico que precisamos. Entre as várias vantagens deste software, destacamos algumas: 

  • Um ERP de natureza híbrida, que facilita a ligação das soluções tradicionais à cloud;  
  • Processo simplificado ao máximo, desde a inicialização do sistema até à atualização automática e contínua; 
  • Uma solução à sua medida, onde pode configurar os ecrãs de forma livre, esconder informações que não precisa ou adicionar as que faltam, entre outros; 
  • Integra-se de forma simples com outras aplicações e plataformas para uma gestão integrada e coesa do negócio; 
  • Inclui o módulo de gestão de inventário, capaz de suportar as operações mais complexas da gestão de armazéns; 
  • Área de trabalho mais simples e intuitiva; 
  • Compatibilidade com todos os dispositivos, tecnologias e arquiteturas; 
  • Evolução tecnológica contínua; 
  • Segurança no cumprimento da fiscalidade atempado e contínuo;  

Como escolher um bom parceiro PRIMAVERA? 

O primeiro passo é a escolha do software de gestão em que vai apostar para a sua empresa.  Mas a escolha do parceiro com que vai trabalhar é fundamental. Certamente já ouviu a expressão ‘’não se fazem omeletes sem ovos’’, e é esse o foco. É importante que o seu parceiro tecnológico tenha um acompanhamento próximo e contínuo com o seu negócio, que o ajude a tirar o máximo partido da solução, para que seja realmente um impulsionador de produtividade e eficiência.  Deixamos algumas dicas: 

  • Escolha um parceiro que desenvolva o software à sua medida, com funcionalidades personalizadas e que garanta a integração dos vários sistemas, para uma gestão global do negócio. 
  • Valorize a experiência das equipas e o know-how que têm, para que possam acrescentar valor ao seu negócio. 
  • Escolha um parceiro que tenha uma equipa de suporte técnico, para que o acompanhe durante o seu processo de adaptação e que garanta correções evolutivas, preventivas e corretivas, para que tenha sempre o seu ERP na vanguarda tecnológica.  

Porquê a Inovflow? 

Enquanto Premium Partner da PRIMAVERA, a INOVFLOW tem implementado com sucesso projetos em empresas de diferentes setores e dimensões, com os mais variados desafios. 

Na INOVFLOW temos uma equipa com o know-how, qualificação e conhecimento necessários para inovar e responder às necessidades das empresas atuais, em vários setores de atividade. 

Somos o parceiro que vai acompanhar todo o processo de implementação, desenvolvimento e manutenção das suas soluções Primavera. 


Vamos falar! 

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