comercial@inovflow.pt
214 252 730
INOVFLOW
Acesso Remoto:
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Casos de Sucesso
    • Junta-te à nossa equipa
    • Política de Qualidade
    • Prémios e reconhecimentos
    • Os nossos parceiros
  • Software de Gestão
    • SOLUÇÕES DE GESTÃO
      • CEGID XRP Enterprise
      • ERP Evolution
      • ERP Cegid Primavera
      • Eye Peak | Gestão de Armazéns
      • Cegid Manufacturing | Gestão de Produção
      • Cegid Construction | Gestão de obras
      • Cegid Valuekeeep | Gestão de Manutenção
      • FRACTTAL | Gestão de Manutenção de Ativos
      • Análises e Report
      • YET | Faturação Eletrónica
      • PRIMAVERA | Procurement
      • Recursos Humanos
      • Cegid Payroll
    • SOLUÇÕES SLIM
      • SOLUÇÕES ESPECIALIZADAS
      • SLIM Docs | Document Management System
      • SLIM Employee | Self Service & Management Portal
      • SLIM Notifier
      • CONECTORES
      • SLIM Integrador ERP Cegid Primavera + Woocommerce
      • SLIM Fusion – Conector Dynamics CRM com ERP Cegid Primavera
      • SLIM Sincronizador entre Empresas – Documentos
      • ADD-ONS
      • SLIM DMS – Data Manager Suite
      • SLIM Reconciliação Bancária
      • SLIM Importador de Stocks
      • Ver todos
  • CIBERSEGURANÇA
    • Sophos Managed Detection and Response
    • Sophos Proteção Completa
    • Mobile Security
    • Intercept X Endpoint
    • XG Firewall
    • SafeGuard Encryption
    • Sophos Phish Threat
  • IT
    • Equipamentos Informáticos
    • MICROSOFT | 365
    • Virtualização
    • Servidores Cloud
    • MICROSOFT Azure
    • Backup e Disaster Recovery
  • Serviços
    • SOFTWARE DE GESTÃO
      • Implementação de Softwares de Gestão
      • Suporte e Manutenção PRIMAVERA
      • Licenciamento Software
    • DESENVOLVIMENTO
      • Desenvolvimento à medida
      • Integrador Primavera Ecommerce
    • IT
      • Consultoria IT
      • Suporte e manutenção informática
      • Diagnóstico IT
  • Conteúdos
    • Notícias INOVFLOW
    • Artigos
    • eBooks
  • Contactos
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Casos de Sucesso
    • Junta-te à nossa equipa
    • Política de Qualidade
    • Prémios e reconhecimentos
    • Os nossos parceiros
  • Software de Gestão
    • SOLUÇÕES DE GESTÃO
      • CEGID XRP Enterprise
      • ERP Evolution
      • ERP Cegid Primavera
      • Eye Peak | Gestão de Armazéns
      • Cegid Manufacturing | Gestão de Produção
      • Cegid Construction | Gestão de obras
      • Cegid Valuekeeep | Gestão de Manutenção
      • FRACTTAL | Gestão de Manutenção de Ativos
      • Análises e Report
      • YET | Faturação Eletrónica
      • PRIMAVERA | Procurement
      • Recursos Humanos
      • Cegid Payroll
    • SOLUÇÕES SLIM
      • SOLUÇÕES ESPECIALIZADAS
      • SLIM Docs | Document Management System
      • SLIM Employee | Self Service & Management Portal
      • SLIM Notifier
      • CONECTORES
      • SLIM Integrador ERP Cegid Primavera + Woocommerce
      • SLIM Fusion – Conector Dynamics CRM com ERP Cegid Primavera
      • SLIM Sincronizador entre Empresas – Documentos
      • ADD-ONS
      • SLIM DMS – Data Manager Suite
      • SLIM Reconciliação Bancária
      • SLIM Importador de Stocks
      • Ver todos
  • CIBERSEGURANÇA
    • Sophos Managed Detection and Response
    • Sophos Proteção Completa
    • Mobile Security
    • Intercept X Endpoint
    • XG Firewall
    • SafeGuard Encryption
    • Sophos Phish Threat
  • IT
    • Equipamentos Informáticos
    • MICROSOFT | 365
    • Virtualização
    • Servidores Cloud
    • MICROSOFT Azure
    • Backup e Disaster Recovery
  • Serviços
    • SOFTWARE DE GESTÃO
      • Implementação de Softwares de Gestão
      • Suporte e Manutenção PRIMAVERA
      • Licenciamento Software
    • DESENVOLVIMENTO
      • Desenvolvimento à medida
      • Integrador Primavera Ecommerce
    • IT
      • Consultoria IT
      • Suporte e manutenção informática
      • Diagnóstico IT
  • Conteúdos
    • Notícias INOVFLOW
    • Artigos
    • eBooks
  • Contactos
HomeArtigos CRM e Produtividade ARTIGOS BUSINESS SOLUTIONS O que deve garantir o parceiro tecnológico para um projeto bem-sucedido

O que deve garantir o parceiro tecnológico para um projeto bem-sucedido

O QUE DEVE GARANTIR O PARCEIRO TECNOLÓGICO PARA UM PROJETO BEM-SUCEDIDO

8 de Outubro, 2018 By inovflow Comments are Off

Num mundo cada vez mais competitivo, a margem para falhas é reduzida e os recursos são sempre escassos. Para obter sempre os melhores resultados, a sua empresa deve fazer valer cada euro investido. Isso não significa não arriscar nem fugir de áreas potencialmente promissoras, mas desconhecidas. Pelo contrário, e aqui pode entrar a figura de um aliado chamado “parceiro tecnológico”.

O objetivo de qualquer gestor é tornar o mais seguro possível cada passo que vai dando na sua jornada. Dar consistência às decisões e minimizar “tiros no escuro”, para maximizar o potencial de sucesso.

Nesta teia de equilíbrios, o parceiro tecnológico deve ser isso mesmo, um parceiro que apoia os gestores a tirar o máximo partido da tecnologia para otimizar e fazer crescer o seu negócio. Um parceiro não é um mero vendedor ou instalador de software/hardware. Um parceiro está comprometido e envolve-se para acrescentar valor mais uma perspetiva de consultoria. A tecnologia é apenas a parte que materializa um objetivo maior. Um parceiro é como se fosse uma extensão da empresa, no que se refere à capacidade de planear, diagnosticar, dimensionar, sugerir, pôr em marcha, monitorizar e dar suporte.

Da mesma forma que a tecnologia se tornou transversal às várias áreas do negócio, o parceiro tecnológico deve hoje ter um papel que vai muito para além da implementação e manutenção de soluções. Há um antes e um depois que não pode ser descurado e são três os momentos em que é fundamental contar com o seu apoio:

 

Partida…

O parceiro tecnológico deve ter condições para assegurar um papel determinante logo na fase de planeamento de cada novo projeto. Avaliar necessidades e perceber o que já existe é crítico para alinhar o rumo certo de um projeto. Um parceiro tecnológico capaz de intervir na fase de diagnóstico, com serviços de consultoria e apoio no levantamento de requisitos vai partilhar metodologias, experiência e um conhecimento abrangente do que de melhor pode responder aos desafios identificados, assumindo-se como uma verdadeira mais-valia. Nesta fase torna-se também critico o conhecimento que o parceiro tem do negócio em causa, das suas especificidades, da forma como os processos podem ser melhor otimizados. Se isto não for assegurado, as probabilidades de chegarmos ao fim e a solução não corresponder ao que os seus utilizadores de facto precisam, são muito maiores.

 

Largada…

Definido o caminho e o melhor meio para o percorrer é preciso operacionalizar a rota e, nesta fase, a colaboração do parceiro tecnológico volta a ser relevante, quer ao nível da implementação quer da integração (nunca esquecer que criar silos só agrava problemas – há que ter em conta os sistemas já existentes e que sinergias precisam de ser criadas). Trata-se de um apoio que permite agilizar processos, parametrizando-os e automatizando-os, enquanto liberta recursos e ajuda a assegurar mudanças sem sobressaltos, impactos negativos na produtividade ou falhas na atividade. Um projeto tecnológico faz-se sobretudo de, com e para pessoas. Um parceiro tecnológico deve colocar ao dispor da empresa os profissionais mais especializados (quer na tecnologia quer no negócio) e seguir uma metodologia que permita a recolha contínua de feedback para garantir o total “fit” entre o resultado final e as expectativas iniciais. A maior parte das vezes a solução tecnológica não é o diferencial, podem existir inúmeros parceiros que a fornecem, a questão está na qualidade do serviço e na capacidade de entrega (no tempo, custo e qualidade esperada).

 

Fugida!

Chegou o grande momento. O projeto vai entrar em produção. Estão cumpridos passos decisivos para o sucesso, mas a história ainda não chegou ao fim. Os parâmetros definidos lá atrás, para identificar os objetivos do projeto, devem transformar-se em métricas para avaliação permanente de resultados e os dados gerados também podem ser usados para afinações…, mas é preciso trabalhá-los. Por outro lado, o suporte tem de estar garantido para dar resposta a qualquer eventual problema e assegurar todas as atualizações/evoluções necessárias. O parceiro tecnológico volta a ser uma peça central, para que tudo corra sobre rodas e que o investimento realizado é potenciado. Deve fornecer este apoio no tempo certo e com os recursos adequados, que nem sempre estão disponíveis internamente nas empresas. Por outro lado, é sempre bom ter uma abordagem de melhoria contínua e ter o parceiro tecnológico disponível para tal. O mercado muda, as prioridades mudam, as pessoas mudam, os processos mudam – e a tecnologia tem de acompanhar este dinamismo de forma ágil e em tempo útil.

 

Ser assertivo nos objetivos, controlar riscos, cumprir prazos e orçamentos estão entre os grandes desafios para o sucesso de qualquer projeto. Um parceiro tecnológico com uma resposta a 360º intervém em cada um deles. Reforça as garantias de que o rumo traçado está alinhado com as tendências tecnológicas e atribui-lhe os recursos adequados para a “missão”. No entanto, só conseguirá verdadeiramente fazê-lo se a parceria for efetivamente uma Parceria e se os profissionais que aloca ao projeto forem efetivos membros de uma equipa comum.

 

O seu parceiro atual está à altura destas premissas? A INOVFLOW está. Fale connosco e explicamos-lhe como podemos caminhar lado-a-lado. 

 

Entretanto, subscreva a nossa newsletter para ficar a par de todas as novidades e não perder nenhum artigo do blog da INOVFLOW!

 

 

Rui Pires Project Manager InovflowRui Pires

Consulting Manager

INOVFLOW

 

Comments are closed.

Precisa de ajuda?

214 252 730
comercial@inovflow.pt
Estrada da Portela, nº5 Piso 3 – Escritório 7 / 2790-124 Carnaxide

Artigos recentes

  • Lusis ganha tempo e eficiência nas suas operações com a solução ERP Primavera
  • A Cibersegurança em 2023 e as tendências para 2024 
  • Sustentabilidade e Tecnologia nos negócios em 2024

Subscreva a nossa Newsletter

novo logo inovflow branco
Cegid Platinum Solutions

INOVFLOW

Sobre Nós

Junta-te à nossa equipa

Prémios e reconhecimentos

Os nossos parceiros

Contactos

SITE

Política de Privacidade

Política da Qualidade

LINKS RÁPIDOS

Intranet

Portal de Clientes

Canal de Denúncia

Ficha do Projeto

Medida Estágios + Talento

 

INOVFLOW Business Solutions © 2023  |   Política de Privacidade e Proteção de Dados | Política da Qualidade

Norte2030

This will close in 0 seconds