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HomeArtigos Primavera O futuro do trabalho- o que procuram as novas gerações?

O futuro do trabalho- o que procuram as novas gerações?

artigo opiniao graciela martins o futuro do trabalho

23 de Setembro, 2022 By Maria Comments are Off business management, primavera

Artigo de opinião por Graciela Martins, People and Culture Manager

Todas as gerações trazem desafios diferentes às organizações, fruto da evolução normal da sociedade que faz com que os objetivos e a forma como as pessoas vêm a relação laboral seja completamente diferente, alterando o futuro do trabalho, em constante evolução.

A geração dos nossos pais procurava estabilidade financeira, para lhes permitir constituir família, ter casa, carro…Um emprego que mantinham, muitas vezes, para toda a vida.

As gerações que estão agora a chegar ao mercado procuram aprendizagem, felicidade, realização, propósito.

Significa que não queiram estabilidade financeira e tudo o resto que procuravam as gerações dos avós?

Não. Mas não estão dispostos a conseguir isso colocando em causa o seu bem-estar ou a sua felicidade.

O que procuram então estas novas gerações no momento de escolher uma organização para trabalhar? Qual o futuro do trabalho?

Da minha experiência em recrutamento, particularmente ligado à área das TI, há três questões que os candidatos colocam sempre:

  • Qual o modelo de trabalho? 
  • Qual a política de formação?
  • Qual o plano de carreira implementado na empresa?

Nasceram num mundo conectado, com mudanças e evolução tecnológica constantes e com acesso quase ilimitado a informação a qualquer hora e em qualquer lugar.

Se por um lado isto lhes trouxe uma capacidade de adaptação, de assimilar grandes quantidades de dados e serem multitarefa contribuiu, largamente, para uma outra situação que me parece que pode ser um dos motivos desta mudança do paradigma do trabalho e esta preferência pelo trabalho remoto.

A forma como comunicam é completamente diferente. Até as conversas com os amigos é feita através de plataformas de comunicação. Esta é até, maioria das vezes, uma preferência à relação cara a cara.

Estes jovens estão, desde sempre, conectados.

Comunicam facilmente, utilizando toda a tecnologia disponível, mas é uma geração sozinha.

São, na sua maioria, fechados em si, e demonstram grande dificuldade de relacionamento cara a cara e este, para além da poupança do tempo em transporte casa-trabalho é, no meu entender, outro grande motivo para esta preferência por trabalhar remotamente.

São pessoas que acreditam que o trabalho não é um fim, mas sim um meio que lhes permite recursos financeiros para fazer outras coisas de que gostam.

Lidam bem com a mudança, isso não os assusta, pelo contrário, desafia-os.

Olham para a estabilidade como uma ilusão. O conceito de “trabalho para a vida” não existe.

São pessoas muito mais ambiciosas hoje, do que no tempo dos nossos pais e avós que trabalhavam uma vida no mesmo lugar, contentes com o que tinham, mas também porque as ofertas com certeza eram também bem menos que as que temos acesso hoje.

Esta é uma geração que, por norma, investiu muito na sua formação e isto faz com que sintam que ganharam o direito a serem reconhecidos e valorizados, numa ótica meritocrática, e também por isso a importância que atribuem à forma como se processa a evolução na carreira dentro da empresa. Estão nesta relação para contribuir para o crescimento e sucesso da organização, mas essa tem de ser uma via com dois sentidos.

Enquanto organização temos de ter a capacidade de potenciar, desenvolver e ter estratégias de retenção que passam por:

  1. Uma cultura forte, com um propósito;
  2. Employer experience. Olharmos para os nossos colaboradores e cuidarmos deles com o mesmo cuidado que cuidamos dos nossos clientes para que não optem por ir embora;
  3. Um bom ambiente de trabalho;
  4. Envolvimento dos colaboradores. Sentirem que são parte de algo maior, que o que fazem tem impacto.

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